Quem sou eu

Minha foto
Agrônomo, com interesses em música e política

sexta-feira, 18 de julho de 2008

ALDIR BLANC E A UTOPIA

REPÓRTER - TENS ALGUMA UTOPIA?
ALDIR BLANC - NÃO. COMO DISSE SARAMAGO, NÃO SIMPATIZO MUITO COM A PALAVRA .


IN BAFAFÁ ON LINE - www.bafafa.com.br

quinta-feira, 17 de julho de 2008

LUCIANO CANFORA - 2

< Porém a tensão moral que induz à opção extrema, e permite o enfrentamento de sacrifícios extraordinários, não é transmitida nem por via genética nem por via pedagógica. É simplesmente perdida. Pois a experiência pode ser, no máximo, relatada, mas não transmitida: ela é individual e única. Por isso as revoluções se extinguem e todas passam, mais cedo ou mais terde, pelo seu "termidor". Quando se tenta, obstinadamente, conservar pela via pedagógica a sua vitalidade de geração em geração, bem cedo essa pedagogia é percebida como retórica e, então, refutada. Esse é o mecanismo que vimos se desenvolver no curso da longa e atormentada experiência soviética.
Até a revolução mexicana, um dos grandes eventos do início do séc XX no hemisfério ocidental, assistiu a esse genêro de evolução. E o partido "revolucionário" que foi seu artífice atualmente nada mais é o que um tranquilo e corrupto lobby de poder. Essa involução não ocorre em Cuba, sobretudo por causa da constante ameaça norte-americana - ameaça que restitui cotidianamente uma forte razão, e de evidência imediata para todos os interessados, para manter e reproduzir de forma constante aquela tensão moral sem a qual todas as revoluções se extinguem pontualmente. É a perseguição externa, pleiteando reconduzir a ilha à servidão mais ou menos douradamde "bordel do império", que mantém alta a tensão de um povo que não dobra a espinha, nem mesmo após a traição por parte da Rússia "democrática". >
LUCIANO CANFORA, EM "CRÍTICA DA RETÓRICA REMOCRÁTICA, ED. ESTAÇÃO LIBERDADE

LUCIANO CANFORA

< Durante quantas gerações pode durar a experiência "revolucionária"? Tanto os eventos franceses do final do séc XVIII quanto os comunistas, que ocuparam grande parte do séc XX, demonstram que, após a segunda geração, a experiência não se transmite. Não queremos tirar daí uma lei geral, apenas constatamos um dado de evidência imediata. Em que pesem os "marxistas-ortodoxos", devemos observar que o fundamento das revoluções é a tensão moral. Sem desconsiderar, é óbvio, os pressupostos materiais, sem os quais nenhuma crise é detonada, entendo aqui por "fundamento" aquele quid da psicologia coletiva que efetivamente desencadeia a movimentação revolucionária, a qual jamais é inevitável, e que, para ser disparada, necessita da convicção quanto ao caráter insustentável da ordem existente e à convicta decisão de colocar tudo em discussão, da tranquilidade de vida às certezas cotidianas. Esse "salto" prenhe de conseqüências extremas, jamais é realizado de forma leviana por alguém. Inumeras vezes isso seria possível, mas raras, raríssimas vezes, acontece de fato - justamente por se tratar de uma escolha radical, que subverte todos os aspectos da vida, e por exigir um ímpeto e uma tensão moral muito acima da média, em geral propiciados por condições muitíssimo extremas, tais como uma guerra catastrófica (1917)ou a relvelação imprevista de uma incrível debilidade do poder (1789) >
LUCIANO CANFORA - EM CRÍTICA DA RETÓRICA DEMOCRÁTICA, ED. ESTAÇÃO LIBERDADE

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Filiação Partidária

" Os desafios que estão colocados para nós, para o PSOL/PSTU e todos os que nos apóiam independentemente de filiação partidária, para o Renato, como candidato a prefeito, e para todas as nossas candidaturas a vereador(a) são imensos. Mas, nossa disposição de enfrentá-los é ainda maior. Porque acreditamos na nossa proposta, porque acreditamos na força do povo que se põe em movimento, porque sabemos da capacidade de conquistar corações e mentes nessa jornada."
João Alfredo, candidato a vereador pelo PSOL de Fortaleza, in Carta "Lutar pra nós é um destino..."

"PMF É CLENTELISTA, E DIRIGIDA PELO CAPITAL"

" Mas, é impossível pensar esse enfrentamento sem combater a atual forma de administrar e fazer política em nossa cidade, onde o clientelismo substitui a democracia e os interesses do capital imobiliário, de coleta de lixo e de transportes urbanos é quem dirigem, em última análise, os rumos da cidade e de sua administração. Daí o desafio de nossa candidatura majoritária, porque, no dizer de Renato Roseno, parafraseando João Guimarães Rosa, a vida nos exige coragem. Coragem que não falta à militância do nosso partido, não só o institucional, o PSOL, mas o partido real, que se constrói nas lutas dos movimentos sociais, ecológicos, feministas, populares de nossa cidade."
João Alfredo, candidato a vereador pelo PSOL em Fortaleza, in Carta "Lutar prá nós é um destino."

DISCORDO DA ANÁLISE DO JOÃO SOBRE A PREFEITURA DE FORTALEZA E CONCORDO COM GUIMARÃES ROSA

quinta-feira, 10 de julho de 2008

A IMITAÇÃO CONTINUA

VOLTEI A VER DOMINGO PASSADO O PROGRAMA PORTO MUCURIPE, IMITAÇÃO DO
PROGRAMA MANHATTAN CONECTION DO GNT. CONTINUA NA MESMA.

domingo, 6 de julho de 2008

O PSOL E A PREFEITURA DE FORTALEZA

VEJAM O QUE ENCONTREI NA PÁGINA DO PSOL NACIONAL.
NÃO ENCONTREI NADA NA PÁGINA DO PSOL CEARÁ

(CE) Vitória dos servidores municipais de Fortaleza

Assessoria de Comunicação
Qua, 02 de julho de 2008 18:03
Os servidores municipais de Fortaleza (CE) obtiveram uma grande vitória ontem (30/06) quanto à manutenção de seus direitos. O Supremo Tribunal Federal (STF) acatou as alegações do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e indeferiu ação que provocaria prejuízo aos direitos e subsídios dos servidores municipais de Fortaleza.
O PSOL, com o apoio do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Fortaleza (Sindifort), deu entrada no STF ao dispositivo chamado Amicus Curiae, que procura ajudar o Supremo no julgamento de determinada ação. Neste caso, referia-se a uma ação de Argüição de Descumprimento de Preceito Fundamental – ADPF, ingressada pelo Partido dos Trabalhadores (PT), que administra a prefeitura municipal, com Luizianne Lins. A ação argumentava que decretos municipais, que englobam servidores do Instituto Doutor José Frota, da Fundação do Serviço Social, da Fundação Educacional, da Saúde Pública da Administração Direta e da Superintendência de Obras e Viação, e uma lei municipal, que envolve os servidores do magistério, feriam a Constituição Federal. Além disso, o PT pedia a nulidade de decisões do Poder Judiciário Estadual e da Justiça do Trabalho no Estado do Ceará, que deram ganho de causa aos servidores municipais.
Na segunda-feira, dia 30/06, o ministro Ricardo Lewandowski acatou as alegações do PSOL e decidiu pelo indeferimento da ação movida pelo PT. Conforme a decisão, já que os decretos e a lei municipal não estão mais em vigência, a ação fica prejudicada e sua admissão afrontaria o princípio da segurança jurídica. O ministro argumenta também que não cabe ao STF desconstituir matérias que já foram julgadas, como as do Poder Judiciário e da Justiça do Trabalho do Estado.

Próximo >
FONTE http://www.psol.org.br/nacional/component/content/article/52
-regionais/1197-ce-vitoria-dos-servidores-municipais-de-fortaleza

A ESOTÉRICA E O UTÓPICO

A NARA LEÃO GRAVOU UM DISCO QUE TINHA COMO TÍTULO "MEUS AMIGOS(AS) SÃO UM BARATO.."
OS MEUS TAMBÉM. LUIZIANNE SE DECLAROU MARXISTA ESOTÉRICA E RENATO SE DECLARA AGORA
UTÓPICO CONCRETO. QUAL SERIA O RESULTADO DE TAL CRUZAMENTO - MARXISTA UTÓPICO, ESOTÉRICO CONCRETO, MARXISTA CONCRETO OU ESOTÉRICO UTÓPICO. FAÇAM SUAS APOSTAS.