Quem sou eu

Minha foto
Agrônomo, com interesses em música e política

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Falso Amor Sincero

Projeto faz homenagem a ícones do samba de Fortaleza

Carlos Alberto Vieira, o Carlão do Zé Bezerra, é o primeiro homenageado do projeto Falso Amor Sincero, roda de samba semanal do Kukukaya. Coletivo começou suas atividades sob as "bênçãos" de Paulo da Portela e, todos os sábados, celebra a tradição de grandes compositores do samba brasileiro, além de homenagear nomes que ajudaram (e ajudam) a fazer o samba em Fortaleza.

Uma roda musical que divulga e celebra a rica tradição de compositores ligados aos terreiros das escolas de samba do Rio de Janeiro e que também presta homenagem a nomes que ajudaram e/ou ajudam o samba a seguir sua trajetória em Fortaleza. Assim é o projeto Falso Amor Sincero, que acontece todos os sábados, de 16h às 20h, no Kukukaya Casa de Show. O primeiro homenageado local do projeto é Carlos Alberto Vieira, o Carlão do Zé Bezerra, cantor e cavaquinista que há mais de 40 anos mobiliza músicos e desbrava espaços para defender a bandeira do samba na Cidade. Carlão será homenageado nesse sábado, dia 10.
Foto de Amperico Souza

Mensalmente, além do homenageado local, esse coletivo de músicos e entusiastas de um dos mais tradicionais gêneros musicais do País também celebra a memória de um grande autor. O projeto, que realizou seu primeiro encontro no fim de abril, começou sob as "bênçãos" de Paulo da Portela, fundador da tradicional escola de samba de Madureira e um dos grandes protagonistas da história do samba nos anos 30 e 40 do século passado. São dele composições como "Cantar par não chorar" (parceria com Heitor dos Prazeres), "Quitandeiro" (gravada por nomes como Roberto Ribeiro e Beth Carvalho), "O meu nome já caiu no esquecimento" (gravada por Cristina Buarque) e "Linda borboleta" (registrada pela Velha Guarda da Portela), entre outros sambas que o coletivo Falso Amor Sincero apresenta durante os encontros no Kukukaya.

Além de Paulo, nomes como Cartola, Chico Santana, Nelson Cavaquinho, Manacéa, Walter Rosa, Silas de Oliveira, Ismael Silva, Alberto Lonato, Herivelto Martins, entre outros mestres, também estão presentes no repertório da roda de samba, que procura manter a sonoridade, a cadência e o instrumental dos antigos sambas de terreiro (ou sambas de quadra), uma vertente mais tradicional do samba.

O grupo é formado por Felipe Araújo (percussão e voz), Gabriela Nunes (voz), Mateus Perdigão (violão e voz), Emanuel Furtado (voz), Gugu do Cavaco (cavaco), Paulinho (pandeiro), Thales Catunda (percussão) e George Anderson (violão de 7 cordas), além de músicos convidados. O pesquisador Marcus Vinícius Oliveira - um dos diretores do bloco carnavalesco Concentra Mais Não Sai - e o professor e historiador Américo Souza também participam do projeto na condição de coordenadores.

Serviço:
Falso Amor Sincero
Todos os sábados, no Kukukaya Casa de Show (avenida Pontes Vieira, 55, Joaquim Távora)
Horário: 16h às 20h
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
Obs: o projeto realiza sorteio de ingressos em sua página no Facebook
Informações: 3227.5661 (ou na página do projeto Falso Amor Sincero no Facebook)






Nenhum comentário: