Quem sou eu

Minha foto
Agrônomo, com interesses em música e política

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Coração na Voz

Por Marcus Vinicius

Vania Carvalho, cantora. A conhecia do disco "Chiquinha Gonzaga, Evocação II" da gravadora Eldorado. Gosto muito dela cantando Lua Branca.

Sábado, antes da derrota para a Holanda, na Desafinado  encontrei o novo cd de Vania. Descubro, via encarte, que ela já tinha gravado outro disco solo (LP) em 1978. Procurei e ainda não encontrei no mundo virtual.

Este cd, Coração na Voz é um belo disco.

Abaixo apresentação de Graça Lago e Dedicatória de Vania ao grande Mário Lago.


Felicidade maior

Quando Vania Carvalho me indicou para fazer a apresentação do seu novo CD, Coração na Voz, bateu o orgulho e a alegria de poder falar publicamente de uma querida amiga, Quer felicidade maior?

Vania e eu nos conhecemos já não sei desde quando, nossas famílias têm laços estreitados por décadas de carinho, partilhamos gostos e ideais, estivemos juntas em não sei quantos momentos especiais, passamos por ... Mas, peraí, não devo falar sobre isso. Estamos em seara profissional e devo me ater ao CD.

Pois o faço com a mesma honra e alegria. Porque Vania, afora a amiga, é uma cantora extraordinária, uma de nossas melhores.

Mas tem uma trajetória tão extraordinária quanto singular. Publicitária, formada em Filosofia, talvez o ofício ao qual menos tenha se dedicado seja exatamente o de cantar, o que tornou a sua voz uma delícia para poucos iniciados (incluindo os amigos e a talentosa família reunidos nas rodas de samba promovidas pela prima Clarinha).

Por motivos variados - inclusive a tal impiedosa e incompreensível lei de mercado, mostrengo de olhos de cifrões -, houve mesmo momentos em que Vania desistiu, "asilando-se" no interior do Rio, lá pelas bandas de Miguel Pereira. Papai ficava louco da vida; considerava um desperdício criminoso privar o público de uma cantora de tamanha qualidade.

Mas, felizmente, a arte sempre insistiu em resgatá-la, para o bem da própria arte, Agora mais uma vez. E assim ela volta com o CD Coração na Voz, em que reúne diamantes lapidados pelo dom que a natureza lhe presenteou. Só um reparo: coração na voz não é coisa episódica na vida de Vania Carvalho, é o que ela sempre teve, para o nosso deleite. Quer felicidade maior?

Graça Lago
jornalista, filha de Mário Lago

Dedicatória para Mário Lago

Nesse disco, em que interpreto 22 dos grandes compositores brasileiros, peço licença para uma homenagem especial a Mário Lago, artista de mil instrumentos com quem tive a felicidade de formar uma bela parceria. Devo ao Mário mais do que a existência ou sobrevivência como cantora.

Este é o meu segundo disco solo - o primeiro foi lançado em 1978! Nesse longo intervalo, Mário me manteve presente na música, nos shows que realizava e para os quais sempre me chamava a participar.

Por isso, dedico esse CD a ele. E também pelo respeito político que tenho por sua lucidez e coerência. Rua sem sol, dele e Henrique Gandelman, espelha esta coerência. A música faz parte do meu repertório de vida, até mais do que o profissional. Não poderia faltar em um trabalho que batizei de Coração na voz, porque é isso, realmente, o que estou colocando nele, o meu coração na minha voz.

- Mário, querido, espero que você goste, interpretei com toda a admiração que tenho por você e pela família Lago.

Vania Carvalho

http://www.vaniacarvalho.com.br/

Nenhum comentário: