Quem sou eu

Minha foto
Agrônomo, com interesses em música e política

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

A nossa estranha relação com a chuva

Fátima Sudário

Pelos idos de 2003, o jornalista e pesquisador Gilmar de Carvalho coletou a clássica expressão ‘Bonito pra chover’ para titular um livro que reúne ensaios sobre diversos aspectos da nossa cultura. Uma escolha feliz. Afinal, pelas bandas de cá, nuvens carregadas e escuras formam uma paisagem bela, desejada, feliz, inspiradora e cheia de expectativa. Sem contar a necessidade que temos dela.

As primeiras chuvas intensificam o nosso sentimento de bem querer. Em tempos de rede sociais, pipocaram imagens e declarações de amor com início de ano chuvoso. O carnaval debaixo dos pingos foi celebrado, o show da Ivete Sangalo também, a busca pelas bicas da Cidade viraram caça ao tesouro, assim como as sementes na terra alimentam esperanças. E ainda tem aquele cheirinho gostoso de terra molhada.

É sensorial mesmo. A gente curte tempos bonitos pra chover. A questão é o quão duradoura é essa exaltação. E não demora.

Logo a chuva vira ameaça. O júbilo vai se transformando em preocupação com rotinas alteradas e noites insones para quem vive em áreas de “risco”. A chuva passa a ser a culpada por todos os transtornos das nossas vidas. Aliás, transtorno é a palavra mais associada à chuva entre nós. Um discurso reforçado por nós, jornalistas. Infelizmente.


É uma relação conflituosa, trafegando entre o bem querer e a rejeição. O que é incômodo e inexplicável. A chuva é bênção. Não é transtorno. Especialmente nas áreas urbanas, porém ela expõe as mazelas que levam aos alagamentos, deslizamentos, desabrigo, trânsito emperrado... Assim como expõe a nossa incapacidade de cidadãos, e a dos gestores públicos, de convivência com água que o céu nos manda.

O lixo jogado que se acumula nas ruas vai entupir bueiros e obstruir canais e mananciais, que demoram a ser limpos, riachos são aterrados pela especulação imobiliária com a conivência do poder público, asfalto virou política de governo, árvores são cortadas por qualquer motivo, leitos dos rios são ocupados.

Ou seja, estamos falando de planejamento urbano pífio, especulação criminosa e educação cidadã zero. A natureza, óbvio, sofre com tudo isso, mas não deixará de seguir seu rumo. Então, meu povo, menos arrogância e menos incompetência. Vamos dar graças pela chuva e fortalecer nossa relação de amor com ela.

http://www.opovo.com.br/app/opovo/opiniao/2016/01/25/noticiasjornalopiniao,3566253/a-nossa-estranha-relacao-com-a-chuva.shtml

Nenhum comentário: