Quem sou eu

Minha foto
Agrônomo, com interesses em música e política

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

O PSOL E AS ALIANÇAS

Érico Firmo - 01 de novembro de 2008 - Menu Político - Jornal O Povo

O PSol e as alianças

O PSol participou neste ano de suas primeiras eleições municipais. Em 2004, o partido já existia, mas não pôde participar das disputas, por não estar oficializado um ano antes da eleição, como determina a lei. Desta vez, a sigla foi para a campanha e conseguiu eleger 25 vereadores em todo o Brasil. Dez desses parlamentares foram eleitos em chapas puras ou em coligações com os aliados preferenciais do PSol - PCB e PSTU. Para eleger os outros 15 parlamentares, o PSol - principal partido que faz oposição à esquerda do governo Lula - adotou arcos de alianças mais diversificados, incluindo PSDB, DEM, PT, PPS, PSB, PR, PHS, PRB, PMN, PDT, PSL, PTdoB, PRTB e PV.

Com essas legendas, as parcerias mais vitoriosas foram feitas com PSDB e PSB, cada partido integrando coligações pelas quais foram eleitos quatro vereadores do PSol. As parcerias do partido de Heloísa Helena com as legendas de Tasso Jereissati e Ciro Gomes só não foram mais vitoriosas que as alianças com o PSTU, que elegeram cinco parlamentares do PSol - inclusive João Alfredo em Fortaleza. Já as coligações com o também tradicional aliado PCB renderam ao PSol três vereadores, dois deles em coligações nas quais o PSTU também estava. Outros partidos que também estavam em coligações pelas quais foram eleitos três vereadores do PSol foram PMN, PSL e PV.

Há casos curiosos, como no município de Pracuúba, no Amapá, no qual o PSol elegeu o vereador Valdeci Ribeiro dos Santos numa coligação com DEM, PT, PR e PSL. Todos esses partidos, mais PRTB e PPS, ainda estavam juntos na coligação que venceu a eleição para prefeito, tendo como candidato Mosaniel Passos, o Mosa, do PMDB.

Outra aliança eclética foi feita em Santa Cruz do Monte Castelo, no Paraná, onde o PSol elegeu Rafael Guerreiro, em aliança com PSDB, DEM, PSL e PRTB. E todos esses partidos, mais PTB e PSC, estavam juntos na coligação que deu a vitória ao candidato a prefeito José Maria, do PR.

Nenhum comentário: