Quem sou eu

Minha foto
Agrônomo, com interesses em música e política

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

PSOL E AS ALIANÇAS - 2

Érico Firmo - Menu Político - 08 de Novembro de 2008 - Jornal O Povo

PSol quer punir responsáveis por coligações

Na semana passada, a coluna comentou que 15 dos 25 vereadores eleitos pelo PSol em todo o País integraram coligações que incluíam partidos como PSDB, DEM, PT, PPS, PSB, PR, PHS, PRB, PMN, PDT, PSL, PTdoB, PRTB e PV. Sobre o assunto, manifestou-se o secretário-geral do partido, Luiz Araújo.

Ele explica que o partido, em março deste ano, proibiu coligações com PSDB, DEM, PMDB, PT e "partidos mensaleiros". Não foi aprovada pelo Diretório Nacional, segundo ele, nenhuma coligação com "partidos conservadores".

No entanto, foram autorizadas alianças que, na avaliação do PSol, contribuíram para atrair setores que estavam "em contradição com o governo e a velha direita", inclusive forças que discordam das direções dos partidos que integram. Foi o caso da coligação com o PSB em Macapá, onde o partido indicou o candidato a vice-prefeito, chegou ao 2º turno e perdeu por uma diferença de 3,3%. "Essas coligações foram aceitas pelo perfil mais à esquerda do PSB nessas cidades", disse o secretário-geral da legenda.

As coligações que descumpriram a determinação foram impugnadas pela direção nacional mas, segundo Araújo, "infelizmente, em muitos municípios, a Justiça Eleitoral não aceitou a argumentação partidária e manteve a composição". Todos os casos, segundo ele, serão analisados pelas direções estaduais, por determinação da cúpula nacional do PSol. "O partido tomará providências cabíveis para corrigir posturas que contrariam as decisões partidárias", afirmou.

O presidente do PSol no Ceará, Renato Roseno, disse ser favorável à aplicação de sanções, "inclusive dissolução de diretórios e expulsão", aos dirigentes e candidatos que promoveram tais alianças "numa afronta total à democracia interna e à coerência político-programática", disse Roseno.

Nenhum comentário: