Quem sou eu

Minha foto
Agrônomo, com interesses em música e política

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Silvia Maria - Ave Rara

Por DJ Zé Pedro

Os ouvidos brasileiros pouco sabem de Silvia Maria. Suas aparições no mercado de discos desse país foram raras: o álbum Porte De Rainha de 1973 e sete anos depois , em 1980, um LP independente chamado Coragem. Foi aí nessa virada de década, numa breve mas inesquecível apresentação no programa TV Mulher da Rede Globo cantando Samba da Partida de Baden Powell e Herminio Bello de Carvalho, que sua forte presença cênica me levou a fazer uma peregrinação pelas lojas do Rio de Janeiro em busca desse (hoje quase impossível de ser encontrado) disco. E Silvia Maria sumiu do meu campo de visão. E Silvia Maria mais uma vez não alcançou as rádios do Brasil. De tempos em tempos na minha casa, do fundo das minhas prateleiras cheias de cantoras, sua voz pedia para me emocionar novamente. Quando conheci o produtor musical Thiago Marques Luiz (um incansável pesquisador das vozes femininas brasileiras), falei da importância de Silvia Maria e assim demos a partida em busca de informações sobre seu paradeiro. E foi assim que a encontramos no dia 21 de Outubro de 2010, literalmente, numa sala de espelhos, lugar que tem esse nome localizado nos fundos do Memorial da América Latina em São Paulo, onde ela faria uma quase secreta aparição para uma platéia formada de amigos e admiradores dos velhos tempos. E o meu impacto foi grande. E a minha emoção me tomou de tal forma que na saída do espetáculo Silvia já estava comprometida para, no dia seguinte, entrar em estúdio e gravar esse disco que você tem agora nas mãos. Aqui está o registro preciso e emocionado de uma artista urgente que, em apenas doze sessões de estúdio e cercada por competentes músicos, mostrou que o Brasil não pode esquecer ou deixar de conhecer essa grande voz . Dona de um repertório inesperado que visita canções quase escondidas de Milton Nascimento, Marcos Valle, Assis Valente e Eduardo Gudin, Silvia Maria poderá , a partir desse momento, ser reconhecida e admirada por muitos, só depende de você. Quem sabe faz a hora, não espera acontecer. Então aperte o play e boa viagem.

Nenhum comentário: