Quem sou eu

Minha foto
Agrônomo, com interesses em música e política

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

SÃO QUATRO, PODERIAM SER MAIS

Por Marcus Vinicius

O texto abaixo foi escrito em 2006. 
"São quatro mulheres vitoriosas. 
Maria Luísa, Luíza Erundina, Luizianne Lins e Heloísa Helena.

 Todas de esquerda, todas lutadoras. Todas tornaram-se referências em seus partidos a despeito do patriarcado existente neles. Todas enfrentaram toda carga de preconceitos inerente a uma sociedade machista e porque não dizer misógina.

Ser mulher, ser de esquerda, ousar e enfrentar homens em partidos de esquerda e além disso sair vitoriosas não é pouca coisa.

Maria Luisa
Vamos de Maria. 
Em 1985, disputando as eleições para prefeitura de Fortaleza, conseguiu vencer de uma só vez Paes de Andrade e Lucio Alcântara (não existia segundo turno). Se as agressões e desqualificações já estavam presentes na campanha imagina depois de eleita. De louca varrida a devassa, irresponsável, estérica, ameaça a sagrada família, além de ser des(des)casada. E, máximo de ousadia, colocar como seus colaboradores dois ex-maridos. Foi a primeira Prefeita eleita pelo PT. Governou tendo como oposição sistemática e violenta o maior grupo de comunicação do Ceará. 

Luísa Erundina
Luísa Erundina, também enfrentou agressões e desqualificações, preconceitos. Como uma nordestina, poderia ser eleita para governar a maior cidade da América do Sul, São Paulo. Como no meio dos "quatrocentões conservadores e reacionários" a "tia" Paraibana poderia governar. Governou. No campo da moral, nem se fala, a tradicional família paulistana, foi pra cima com tudo.

Luizianne Lins
Mais de uma década se passou e novamente uma mulher, livre, ousada, desafiou a burocracia do partido e saiu vitoriosa na indicação do PT para a prefeitura de Fortaleza. Tempos difíceis, grande parte dos(as) filiados(as) do partido, que perdeu a convenção (por pouco, mas perdeu) resolveu apoiar outro candidato numa explícita violação das regras do jogo. 
Mas naquele tempo, os princípios e regras deixaram de fazer parte do ideário de muitos(as). 
Luizianne Lins enfrentou a campanha eleitoral, outra vez com ataques e agressões no campo moral. (Objetivamente os ataques no campo moral só se fez e se faz contra mulheres). Misóginia.
Do campo comportamental ao político as agressões se repetem-  louca, irresponsável, destruidora de lares(sic), aventureira - e muito mais.
Mas, a loura teve garra, foi ao segundo turno e venceu as eleições derrotando de uma só vez - Inácio Arruda, Patricia Gomes, Cambraia e Moroni. Até então quatro valorosos quadros. 

Heloísa Helena
Agora a bola da vez é Heloísa Helena. Esta senadora por Alagoas, explusa do PT, funda um partido o PSOL, nascido de base parlamentar oriunda do PT,  e sai candidata à presidência da República. 
Ousa ser a primeira mulher a disputar de verdade a Presidência ( e aqui, enciclopedistas de plantão, não vale lembrar que outra já disputou. O campo a que me refiro é outro).
De novo as agressões e desqualificações se repetem - "aquela louca varrida", "estérica", a que usa farda branca, irresponsável, a que dormiu com o inimigo - sempre no campo pessoal e da velha moral. A novidade é que, agora escuto agressões de pessoas que outrora se incomodavam e com razão com às agressões sofridas pela Luizianne.

O que os representantes da moral burguesa (incluindo a esquerda) ficam putos e incomodados é que estas mulheres romperam o cerco, enfrentaram a "dona moral", derrotaram máquinas burocráticas, são vitoriosas e estão além das cotas (necessárias e nem sempre cumpridas pelos partidos, inclusive os de esquerda) pois cada uma vale mais do que os 30% do que burocraticamente os partidos aplicam. 

Eles estiveram e estão no olho do furacão, fazendo o bom embate.

São mulheres vitoriosas pessoal e politícamente. Isso irrita, mas como irrita,  principalmente aos(as) que perderam o bonde da história."

Fortaleza, agosto de 2006

PS - Hoje Maria Luisa milita no Movimento Crítica Radical, Erundina é Deputada Federal pelo PSB de São Paulo, Luizianne é Prefeita de Fortaleza e Heloísa Helena é vereadora de Maceió, Alagoas

4 comentários:

Anônimo disse...

Roberto disse...
Meu caríssimo Marcus
Colocar num mesmo patamar uma Maria Luísa Fontenele e uma certa
Luiziane Lins é coisa de quem (êste sim) perdeu o bonde da história.
Abraços
Roberto

marvioli disse...

Meu caro Roberto

Como concordamos em muitas e boas coisas é sempre bom uma discordância. Não escrevi o texto avaliando as ações administrativas, nem políticas de cada uma mas, as reações misóginas e reacionárias que cada uma a seu tempo sofreram.
Marcus Vinicius

marvioli disse...

Meu caro Roberto

Como concordamos em muitas e boas coisas é sempre bom uma discordância. Não escrevi o texto avaliando as ações administrativas, nem políticas de cada uma mas, as reações misóginas e reacionárias que cada uma a seu tempo sofreram.
Marcus Vinicius

Roberto disse...

Meu caríssimo Marcus
Seguindo êste seu raciocínio, não será desta vez que vamos discordar.
Sob êste ponto de vista, você tem toda razão.
Receba meu fraternal abraço.
Roberto