Quem sou eu

Minha foto
Agrônomo, com interesses em música e política

segunda-feira, 11 de março de 2013

O POVO -Tênis feito com algodão agroecológico do Ceará é lançado

por Marina Solon

O Centro de Pesquisa e Assessoria (Esplar), Organização Não-Governamental (ONG) cearense que desenvolve atividades na área de agroecologia, foi homenageado pela empresa francesa Veja Fair Trade com o  lançamento de um tênis denominado “Esplar”. O produto, que está à venda no site da empresa francesa, é produzido com algodão agroecológico do Ceará produzido com o apoio da ONG.

O pesquisador da Esplar, Pedro Jorge Lima, conta que o lançamento do tênis é resultado de uma parceria de nove anos entre Veja e Esplar. Desde 2004 a empresa francesa compra algodão agroecológico do Ceará produzido pela Associação de Desenvolvimento Educacional e Cultural de Tauá (Adec), no Sertão dos Inhamuns, que funciona por meio de parceria com a Esplar.

A Adec vende plumas de algodão orgânico aos mercados europeu, asiático e norte-americano para fabricação de tênis, bolsas, mochilas e carteiras. “A Adec, que se originou nas nossas iniciativas de apoiar agricultores e agricultoras familiares na produção de algodão orgânico, passou a produzir mais depois das garantias financeiras vindas do contrato com a Veja”, diz Pedro Jorge Lima. A Adec produz atualmente a décima safra em parceria com a empresa francesa.

Veja Fair Trade

A Veja Fair Trade foi fundada em Paris no início de 2004. Seu primeiro modelo de tênis foi fabricado no Rio Grande do Sul usando lona de algodão agroecológico do Ceará, borracha natural da Amazônia e couro do Rio Grande do Sul.

O novo modelo “Esplar” utiliza algodão agroecológico do Ceará e borracha produzida por seringueiros do Acre. Por enquanto, o tênis “Esplar” só pode ser comprado na Internet, por meio do site da Veja Fair Trade. O lançamento do calçado no Brasil está previsto para agosto deste ano.

ENTENDA A NOTÍCIA
O Esplar é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 1974, com sede em Fortaleza (CE). Atua diretamente em municípios do semi-árido cearense, desenvolvendo atividades voltadas para a agroecologia, a serviço da agricultura familiar.

http://www.opovo.com.br/app/opovo/ceara/2013/03/09/noticiasjornalceara,3019697/tenis-feito-com-algodao-agroecologico-do-ceara-e-lancado.shtml

Nenhum comentário: