Quem sou eu

Minha foto
Agrônomo, com interesses em música e política

sexta-feira, 3 de maio de 2013

A VIDA LOUCA DO LOBO E A VIDA LOKA DO MANO BROWN

por Preto Zezé
Preto Zezé

Lembro de Lobão aqui em Fortaleza, quando realizei um evento sobre a industria musical alternativa, achava bacana a ideia dele, o identificava como parceiro , apesar de discordar (o que é natural e legítimo).

O Tempo mostrou que as criticas que tinha, a respeito a forma que ele se relacionava com os músicos do seu selo, era semelhante as grandes gravadoras, em menor escala, óbvio e isso matava o processo.

Sinceramente, não esperava o LOBO MANDOU MAL, MANDA tão mal assim, MAL, apesar de saber do seu momento de invisibilidade artística  rejeitado pela indústria, descartado pelo mercado, usar de expedientes baixíssimos desqualificado e desinformado, como acusar o Racionais de "braço armado do PT".

O LOBO, ao fazer essa comparação infeliz, não conhece o PT, tão pouco o Racionais, quem sabe, ambos.

Conheço o Brown, é meu amigo pessoal, suas músicas mudaram muito minha visão de mundo e sobre mim, em particular Negro Limitado.

Brown é filho de uma baiana, dona Ana, que se jogou para SP , tentar o sonho nordestino - de se dar bem na selva fria de Sumpaulu!

Diferente do LOBO, Brown, nunca dependeu de caprichos e escândalos de mídia para se projetar e vender disco, pelo contrario, escolheu o caminho árduo do rap brasileiro, de levar as demandas, sonhos e protestos de uma geração inteira, e por isso foi criticado perseguido, inclusive por alguns de seus pares do rap, um mais e outros menos leais nas criticas.

Diferente do Brown, LOBO, se falir, vai herdar herança  espaços e estabilidade de vida, já o BROWN, através de sua música, sustenta algumas famílias e ainda convive com o mesmo povo que lhe acompanha no Brasil inteiro e até alguns problemas, como o conflito com a policia.

O LOBO, devia pelo menos se informar mais, já que vindo de origem e criação mais culta, tem acesso as informações sem falar que hoje alguns nomes do Rap pós Brown, como Emicida, MV BILL, Criolo, já ocuparam um espaço no "mainstream"como o LOBO gosta de falar, que possibilitam ao grande público, ter uma visão mais ampla do que temos de melhor e o melhor conteúdo.

LOBO, se era para ter ibope para dar visibilidade ao seu livro, você conseguiu, mas saiba, o mesmo Ibope que levanta, também derruba, e nessa idade e com sua trajetória, não esperava lhe ver de maneira tão apelativa, tentando vender livros em cima de um stress em cima do rap.

Por outro lado, isso só confirma, que para uns a rebeldia é moda, para outros essência de vida e existência.

PS: Vai procurar ouvir as musicas e conhecer um pouco a história do rap brasileiro. Quem sabe você melhora como pessoa e resolver algumas das suas crises pessoais/existenciais. Te garanto que você vai se sentir melhor!




Nenhum comentário: