Quem sou eu

Minha foto
Agrônomo, com interesses em música e política

sábado, 11 de maio de 2013

"ainda bem que eu fui!"

Por Mateus Perdigão

Eu nunca fui fã do Paul McCartney. Nem dos Beatles. Conheço, claro, as músicas deles pois é difícil não conhecer. Sempre gostei mais do John Lennon, mais pelas atitudes do que pelas músicas em si. 

Eu não ia ao show do Paul, não me animei e nem tava sofrendo por causa disso. Estava, na verdade, com muita preguiça de ir, principalmente quando pensava que o acesso seria complicado e coisa e tal. 

Mas fui ao show.

E nem me dei ao trabalho de ir comprar o ingresso, compraram para mim. Mas fui pra ouvir aquelas mesmas músicas que a gente já está cansado de ouvir e outras que nem conhecia.

Foto Iana Soares

Voltei pensando "ainda bem que eu fui!".

Ainda bem que pude estar perto pra perceber que aquilo não era apenas um mega-evento onde meia dúzia de pessoas enchem o cu de grana (perdoem-me a expressão, mas não encontrei outra mais adequada) explorando o desejo e a boa vontade de quem quis estar lá naquela hora. Por um momento, quem foi lá pra assistir transformou aquilo em outra coisa, em uma comunhão de sentimentos em torno da música. E é tão forte que, mesmo no momento mais previsível, com a música mais clichê e piegas, é impossível não se emocionar. 

E é emocionante não só quando você percebe que tem um cara que fez história ali no palco. É emocionante quando você olha pro lado e vê jovens, idosos, homens, mulheres, gente daqui, gente de lá, todos batendo palmas e cantando "Na na na na". E a sensação de sentir-se parte daquele momento se torna muito mais importante do que a vaidade de dizer "eu fui".

Sinto essa comunhão de sentimentos, essa sensação de fazer parte da música com as rodas de samba e com o carnaval. Pra mim, o show do Paul McCartney foi um grande carnaval. Comportado, mas carnaval.

2 comentários:

Vólia disse...

concordo com o Mateus, quando ele fala na "comunhão de sentimentos em torno da música". Foi o que senti também quando pessoas de todas as idades cantarem juntas (mesmo sem saber inglês). Foi uma "vibração" muito forte. A nossa diferença é que eu sempre fui fâ dos FabFour e para mim o show foi imperdível, com todo o cansaço, a poeira, o calor, o trânsito, a desorganização e tudo o mais para conseguir chegar lá. VALEU !!!

Rogério disse...

Belo texto! Voce materializa aqui muito do que se tem tentado (sem sucesso) conversar desde a quinta feira. "Tu foi?","Tu viu aquilo?","Taquipariu, eu chorei demais". Tenho ouvido isso repetidamente e nao tenho outra reacao que nao um catatonico "Aham!!!"
Quando quiserem saber o que achei do show, me bastará que eu pince o seu segundo paragrafo.
Abração
(Perdoe o teclado sem acentos)