Quem sou eu

Minha foto
Agrônomo, com interesses em música e política

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

‘Volte Sempre': atender com discrição e bom humor é o segredo da garçonete do Boteco do Arlindo

Via Mateus Perdigão

Por Wolney Batista

Atender bem é uma vocação e isso a garçonete Leidiane Sousa Alves aprendeu cedo.



A funcionária do Boteco do Arlindo uniu a simpatia com virtudes que desenvolveu enquanto trabalhava com o pai, em um bar próximo à Praça 31 de Março. “Leidi”, como é conhecida pelos frequentadores mais assíduos, é a personagem da segunda reportagem da série “Volte Sempre“.

Um famoso clichê repassado entre comerciantes há muitas décadas garante: cliente tem sempre razão. Certa ou errada, a frase faz parte da “Bíblia” da jovem garçonete. “Quando o cliente diz que a cerveja está muito quente, eu digo para ele que vou procurar uma mais gelada, mesmo que não tenha nenhuma mais gelada”, brinca com o exemplo.

O bom humor é uma das marcas registradas da moça, que está sempre de batom vermelho e coque no cabelo. “Tem um casal que sempre vem na sexta-feira. Quando eu passei dois meses de folga eles ligavam perguntando como eu estava”, relembra a época da reforma do boteco.

Mais velha de quatro irmãos, a jovem de 19 anos divide com a mãe a responsabilidade da renda da casa. “Ou estudava ou trabalhava, mas como eu preciso trabalhar, parei de estudar”. Mesmo com pouca idade, sem o ensino médio completo ou cursos profissionalizantes na área, a jovem conhece os quesitos de um bom garçom.

Segundo ela, a discrição é uma das qualidades mais importantes da profissão. “Nós temos que ficar perto deles [clientes] para caso eles peçam alguma coisa. Mas sem prestar atenção nas conversas”. Outro item fundamental é a empatia. “Para uma pessoa trabalhar em um bar tem que ter muita simpatia e paciência”, completa.

Leidiane
Onde encontrá-la? Boteco do Arlindo (Rua Carlos Gomes, 83 – José Bonifácio)
Quando? De terça-feira a domingo
Que horas? terça a sábado, a partir das 17h; domingo, a partir das 11h

http://tribunadoceara.uol.com.br/diversao/check-in/volte-sempre-atender-com-discricao-e-bom-humor-e-o-segredo-da-garconete-do-boteco-do-arlindo/

Nenhum comentário: