Quem sou eu

Minha foto
Agrônomo, com interesses em música e política

sexta-feira, 9 de março de 2012

COPA DO MUNDO DE 2014

Por André Lima Sousa

O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, disse que o Brasil precisa de “um chute no traseiro” para acelerar as obras da Copa. O governo brasileiro está certo em não aceitá-lo como interlocutor da Fifa?

SIM - Além de rejeitar o senhor Valcke como interlocutor, o governo brasileiro poderia garantir os direitos que estão ameaçados pela Lei Geral da Copa, vetando-a no Congresso, já que estes são os reais motivos das infelizes declarações do integrante da Fifa.
O Brasil tem larga experiência na organização de megaeventos esportivos. Sabemos que a Lei Geral não é necessária para que a Copa transcorra com sucesso.


A referida lei fere a soberania brasileira ao permitir que uma empresa privada internacional (a Fifa) interfira de forma indevida nas normas nacionais. Não devemos aceitar isso. Vetar a Lei Geral é garantir o direito à meia entrada para estudantes e idosos, é não deixar mexer no Código do Consumidor, é dizer não ao monopólio comercial dos patrocinadores da Fifa – que desfavorece os pequenos e médios comerciantes locais, é não restringir a exibição dos jogos em bares, restaurantes e locais públicos, é manter a carga horária escolar integral, é não permitir abusos na lei de patentes e nem a privatização do hino e da bandeira nacional, é não abrir mão do Estatuto do Torcedor, é manter a proibição da venda de bebidas alcoólicas nos estádios, é não permitir o maior recrudescimento do Código Penal brasileiro.



Sediar a próxima Copa do Mundo proporciona ao Brasil a excelente oportunidade de demonstrar ao mundo que é possível realizar um evento autêntico, livre de interesses obscuros que visam só o lucro fácil e que nada tem a ver com a paixão pelo futebol.

Milhares de pessoas já vêm fazendo a sua parte, na fiscalização, na denúncia de irregularidades e do hiper endividamento do Estado e dos municípios, na exigência de participação popular e transparência, na resistência contra as remoções forçadas. O Comitê Popular da Copa convoca você a participar dessa seleção! #FifaBaixaBola.

Nenhum comentário: