Quem sou eu

Minha foto
Agrônomo, com interesses em música e política

segunda-feira, 19 de março de 2012

Elis por César Camargo Mariano (2)

Por Cesar Camargo Mariano

Cesar Camargo Mariano
Eu não estava mais na TV Record e já tinha me separado da Marisa havia algum tempo quando a Rede Globo fez uma série de programas, chamada Som Livre Exportação, comandada por Ivan Lins, Elis e Simonal. O SOM 3 foi contratado para fazer quatro programas em diferentes estados, e dois deles com o Simonal, um no Rio e outro em Brasília. Já tínhamos praticamente nos separado do Simonal, mas continuávamos amigos, e, de acordo com o contrato entre o SOM 3 e ele, teríamos de fazer mais esses dois trabalhos. Antes do programa de Brasília, Simonal me ligou e, numa conversa breve, pediu para eu preparar duas músicas novas. Quando chegamos para ensaiar, apareceu uma novidade: tinham decidido mudar o repertório da apresentação do Simonal. Outras músicas e outros arranjos que não eram os meus já estavam prontos. E tinham decidido que tudo ia ser feito com orquestra, e o SOM 3 não participaria do programa.

Essas mudanças acontecem na produção de um programa de televisão ao vivo, e as razões nem sempre são muito definidas. Mas nós não fomos sequer comunicados. ó soubemos quando recebemos o roteiro do programa, no camarim, já trocando de roupa.

Simonal estava no palco, ensaiando com a orquestra, quando fui falar com ele, em particular, para saber o que tinha acontecido. Ele, em voz alta, na frente de todos e muito irritado, disse que não sabia de nada e que eu fosse me acertar com a produção do programa.

Fiquei ali parado, sem graça, muito triste e sem entender aquela atitude. Não quis ouvir nenhuma explicação de ninguém. Queria ouvir dele

Pegamos nossas coisas e voltamos para o hotel. Os meninos subiram para seus quartos, e eu fiquei sentado no saguão, sozinho, tentando entender, pensando...quando, horas depois chegou o Nelson Mota com a Elis, e ambos se sentaram ao meu lado, tentando me consolar e me dar justificativas. Não só eles, mas todos perceberam quanto a situação ficou incômoda.
Um mês depois, o Som Livre Exportação foi para Porto Alegre, e o SOM 3 foi escalado para tocar com o Ivan Lins. Seria o último da série. No avião, estava todo o elenco, os músicos da orquestra, os técnicos, só não estava a Elis. Aquilo me chamou a atenção. Fui falar com Chiquinho de Moraes, arranjador do programa e amigo particular da Elis, que me explicou que ela não viria por causa de um problema odontológico de última hora.

Fizemos o programa. Correu tudo bem, e, no final, fomos todos convidados para um churrasco, em algum lugar, e, não sei por quê, eu continuava preocupado com Elis.

Do livro:
SOLO memórias - de Cesar Camargo Mariano 
Editora LeYa

Nenhum comentário: