Quem sou eu

Minha foto
Agrônomo, com interesses em música e política

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Apoteose do Samba - Silas de Oliveira e Mano Décio da Viola


Por Alfredo Pessoa



Esta música, pela letra, não poderia ter outro título. Vários já gravaram este poema de plurais e ode ao samba combinado com uma bela harmonia: Paulinho da Viola, Marcos Sacramento, Djavan entre outros. De Silas de Oliveira (1916-1972) só se ouve elogios: frequentou as tias baianas, foi da Império Serrano, parceiro de Dona Ivone Lara e é autor de Aquarela Brasileira, Meu Drama e Heróis da Liberdade,gravada também por Maria Rita. Sérgio Cabral, inspirado em Mano Décio da Viola (1909-1984), apelidou Paulo César Batista de Faria de Paulinho da Viola,se o Império tinha um da viola a Portela também tinha que ter o seu. Em 2010 a Império Serrano e a ABI-RJ homenagearam o centenário de Mano Décio. Mano é baiano de Santo Amaro da Purificação, terra de Dona Canô, 102 anos, mas lúcida para corrigir as deselegâncias do filho.

Apoteose do Samba (Silas de Oliveira/Mano Décio de Oliveira)
E7+/9                                                  Gº
Samba, quando vens aos meus ouvidos 
         F#m7   F#m6          E7+/9   
Embriagas meus sentidos, traz inspiração 
Bm7  E7/9             A7+             D7/9           G#7(13) G#7(b13)  
A dolência que possuis na estrutura, é uma sedução 
Db7/9                  F#7(13)         
Vai alegrar o coração daquela criatura 
F#m7       
                              C7             B7                                
Que, com certeza, está sofrendo de paixão 
E7+/9                                         Eº
Samba, soprado por muitos ares 
     F#m7   B7/9       Abm5-/7 Db7/9-
Atravessaste os sete mares, com evolução 
Abm5-/7        Db7/9-             F#m7             Am6  
O teu ritmo quente torna ainda mais ardente 
E7+/9                      Am6                 E7+/9   B7/9-
Quando vem da alma de nossa gente 
     E7+/9                    Db7/9-         F#7(13) F#7(b13)   
Eu quero que sejas sempre meu amigo leal 
F#m7    B7/9 E7+/9 Eb7/9+ Eb7/9- G#mG#m7+G#m7G#m6 
Não me abandones, não.            Vejo em ti o lenitivo ideal 
       F#7(13)         F#7(b13)        F#m7  E7/9  
    
Em todos os momentos de aflição 
A7+               D7/9            G#m7              Dbm7
És meu companheiro inseparável de tradição 
A7                     D7  Db7 
Devo-lhe toda gratidão 
Bbm5-/7(F#m7)  Am6(Gº) G#m7    Db7/9-
Samba eu confesso, és a minha alegria 
       F#7(13)              B7/9           E7+/9
Eu canto pra esquecer a nostalgia 

Nenhum comentário: