Quem sou eu

Minha foto
Agrônomo, com interesses em música e política

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Que tal a gente parar de reclamar de Fortaleza?

Por Magela Lima


Liguei meu desconfiômetro. Definitivamente, 
tem algo de errado. Comigo? Talvez. Cada vez de forma mais recorrente, tenho me deparado com amigos ou pessoas próximas cada vez mais desencantadas e desgostosas com Fortaleza. É a falta de educação no trânsito. É o lixo nas ruas. É o desrespeito às regras mais básicas de civilidade. É a concorrência num mercado de cartas marcadas. É o assalto disfarçado de aluguel. É o medo da insegurança. É uma greve atrás da outra. É obra que começa e nunca termina. Enfim.

Os argumentos que escuto são todos reais e expressivos. Sim, meus amigos têm toda razão para querer fugir daqui. Eu, porém, acho que Fortaleza pode mais. Tudo isso que incomoda tanta gente, na verdade, não é a cidade, mas, sim, a gente mesmo. Nós – eu também, claro – contribuímos para que Fortaleza esteja assim, nesse caos. Somos nós, por exemplo, que estacionamos em locais proibidos. Somos nós, por exemplo, que jogamos lixo nas ruas. Somos nós, por exemplo, que aceitamos modismos que fazem a cidade mudar de rota à cada estação.

Aquilo que se apresenta como Fortaleza, de uma forma geral, nada mais é do que a expressão da nossa vontade e do nosso comportamento. Toda vez que vejo a nossa Beira Mar mais parecendo um feirão do automóvel, me convenço ainda mais de que aquilo não é um problema público. No Rio de Janeiro, onde há muito mais carros e gente do que aqui, a Avenida Atlântica não para por falta de estacionamento. Nosso espaço urbano é desordenado porque a gente não é capaz de organizar. Fortaleza não é uma cidade sem jeito, é uma cidade sem zelo.

Com isso, num jogo de empurra-empurra ridículo, a gente transfere uma responsabilidade que é nossa para o poder público. É evidente que o prefeito de plantão tem compromissos decisivos para a vida da cidade, mas não mais que as pessoas que nela vivem. É preciso que cada pessoa assuma sua parcela de responsabilidade nesse complexo movimento que faz de um emaranhado de ruas e gentes uma cidade. Por isso, eu ainda não desisti de Fortaleza. O que nos falta não é nada tão mirabolante: falta coragem para entender e aceitar que a cidade é nossa, e não da Prefeitura.


Nenhum comentário: