Quem sou eu

Minha foto
Agrônomo, com interesses em música e política

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Só o tempo - Paulinho da Viola

Por Alfredo Pessoa


Foto de Rogério Lama
Esta música, depois de Sinal Fechado, é a composição mais complexa de Paulinho da Viola. Dissonantes não faltam, poesia muito menos. O poeta, compositor, sambista, portelense e inspirador musical de muitas gerações, tá perto dos setenta mas samba como se tivesse 20. A tranquilidade, a timidez e a ternura que o acompanham desde cedo, se aguçam na civilidade de um senhor...O senhor do samba, na realidade...O senhor do tempo do samba.
Registro: A Toda Hora Rola Uma Estória (1982) - WEA.


Só o Tempo (Paulinho da Viola)

A7(b13)   D7M D7M/Db
Largo a paixão
Cm6               B7(b13)   Bm6
Nas horas em que me atrevo
A7      A/G       Bm7/F#  D/F#
E abro mão de dese------jos
G7(13)                    C#7(5b/11)
Botando meus pés no chão
F#7(b13)         Bm7M
É só eu estar feliz
G#m7(5b)        Am6
Acende uma ilusão
D/C                               Db/B
Quando percebe em meu rosto
C#7/G#                F#m7
As dores que não me fez
A7           D7M D7M/Db
Ah, meu pobre coração
Cm6                  Bm6   A7                         D7M
O amor é um segredo. E sempre chega em silêncio
Am7      D7/A        G5 G5M G6
Como a luz no amanhecer.
G7M                     G#m7(5b)
Por isso eu deixo em aberto
G7(b5)       F#7(13) C7(9) A/B                   B7(b13) Bm6
Meu saldo de sentimentos.       Sabendo que só o tempo
A7(13)   A7(b13) D7M D7M/Db
Ensina a gente a viver.           
Cm6         B7(b13)  Bm6   A7(13)   A7(b13) D/F# D/F E7(9) Eb7(9) D6(9)
Sabendo que só o tempo. Ensina a gente a viver...

Um comentário:

Unknown disse...

Paulinho é um príncipe. Elegante em tudo o que faz: quando canta, quando toca, quando compõe, quando se veste e quando fala. E de fato essa é uma das mais belas canções de Paulinho. Estou torcendo que saia logo um songbook com as interpretações originais de Paulinho para que, como eu, os que não tem um ouvido absoluto possam cantar e tocar as canções desse ser incrível que é Paulinho da Viola.