Quem sou eu

Minha foto
Agrônomo, com interesses em música e política

quarta-feira, 11 de julho de 2012

ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DO CEARÁ

Por Tiago P., especial para o Diumtudo

O acervo documental do período da ditadura militar (1964 - 1985), do Arquivo Público do Estado do Ceará, foi recentemente contemplado com o Certificado de Patrimônio Documental Mundial, pelo Programa Memory of the World da UNESCO.
A seguir entrevista com o Diretor do Arquivo Público do Ceará - Márcio Porto

- O que foi a certificação que o Arquivo Público do Ceará recebeu da UNESCO?

Márcio Porto - O Acervo Documental do período do regime militar (1964 – 1985), sob custódia do Arquivo Público do Estado do Ceará, foi destacado com o Certificado “Fonds of networks of information of the military regime in Brazil”, pelo Programa Memória do Mundo da UNESCO.

- O que é esse programa da UNESCO?

Márcio Porto - O Programa Memória do Mundo da UNESCO/ Memory of the World, foi instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura com o propósito de preservar e dar acesso ao patrimônio documental que integra a memória coletiva dos povos, estimulando a consciência mundial sobre sua importância. Entre os anos de 2007 e 2011, foram nominados mais de quarenta acervos brasileiros expressivos de uma enorme diversidade cronológica e de tipologias documentais, custodiados pelas mais diferentes instituições. 



- Quais os acervos documentais brasileiros que já foram contemplados pelo Programa Memória do Mundo, da UNESCO?

Márcio Porto - O filme Limite, de Mário Peixoto (Fundação Cinemateca Brasileira); a Lei Áurea (Arquivo Nacional); os manuscritos musicais de Carlos Gomes (Fundação Biblioteca Nacional); o Diário de Viagens de D. Pedro II pelo Brasil e pelo mundo (Museu Imperial) são alguns exemplos de acervos agora reconhecidos como Memória do Mundo.

- De que maneira o Arquivo Público do Estado do Ceará participou do processo de seleção dos acervos documentais contemplados com o Programa Memória do Mundo, para 2012?
 
Márcio Porto - Desde o ano de 2008 até hoje, o Arquivo Público do Estado do Ceará é parceiro do Arquivo Nacional, com sede no Rio de Janeiro, do Projeto Memórias Reveladas: as lutas políticas no Brasil (1964 – 1985), como também o Arquivo Público do Estado do Espírito Santo; O Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano – Pernambuco; o Arquivo Público do Estado do Maranhão; o Arquivo Público Mineiro; O Arquivo Público do Paraná; o Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro e o Arquivo Público de São Paulo. Essas instituições, junto ao Arquivo Nacional, submeteram seus acervos referentes ao período da ditadura civil militar, de 1964 a 1985 ao processo de seleção da UNESCO.

O que é o Centro de Referência “Memórias Reveladas”?

Márcio Porto - O Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil (1964 – 1985)- Memórias Reveladas, é o resultado de diversas ações de governo voltadas para o fortalecimento de políticas públicas de valorização do patrimônio histórico documental brasileiro e de promoção do direito à memória e à verdade.

Quando o Centro de Referência foi instituído?

Márcio Porto - Criado em 13 de maio de 2009, pela Portaria da Chefe da Casa Civil da Presidência da República Dilma Rousseff, o Memórias Reveladas atua como pólo difusor de informações contidas em registros documentais sobre as lutas políticas no Brasil nas décadas de 1960 a 1980. Nele, fontes documentais primárias e secundárias são gerenciadas e colocadas à disposição do público, incentivando a realização de estudos, pesquisas e reflexões sobre o período. O Centro de Referência tem como gestor o Arquivo Nacional e promove, também, o fortalecimento das instituições arquivísticas parceiras do projeto, transformando-as em espaços de cidadania. Nesse sentido, o Memórias Reveladas é uma iniciativa pioneira que procura facilitar e popularizar o conhecimento do período do regime militar no Brasil, “para que não se esqueça , para que nunca mais aconteça”.

O Centro dispõe de uma página na web? 

Márcio Porto - Sim. O Portal Memórias Reveladas, disponível no endereço www.memoriasreveladas.gov.br, apresenta informações sobre o perfil institucional do Memórias Reveladas e de seus parceiros, como no caso do Arquivo Público do Estado do Ceará. Por intermédio do Portal, o usuário tem acesso, também, ao Banco de dados Memórias Reveladas.

Quais serão os resultados práticos dessa certificação para o Arquivo Público do Estado do Ceará?

Márcio Porto - Veja bem. Só pelo fato de termos no Arquivo Público do Estado do Ceará, acervos documentais reconhecidos como de importância para a “Memória do Mundo”, por um órgão internacional como a UNESCO, já constitui um reconhecimento que muito gratifica e honra a todos e todas que fazem a Secretaria da Cultura do Ceará e, em especial, o Arquivo Público. Por outro lado, de setembro a dezembro de 2012, o Arquivo Nacional, em sua sede no Rio de Janeiro, realizará exposição comemorativa em homenagem aos 20 anos de existência do Programa memória do Mundo da UNESCO e aos 5 anos de instalação do Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo. Na ocasião serão apresentados vídeos com os acervos nominados do Memória do Mundo 2012, mostra de originais nas instituições custodiadoras dos acervos contemplados com a certificação aqui referida, lançamento de publicações impressas e eletrônicas com os acervos contemplados. 

Marcio Porto,  é Diretor do Arquivo Público do Estado do Ceará.

Nenhum comentário: