Quem sou eu

Minha foto
Agrônomo, com interesses em música e política

sexta-feira, 13 de julho de 2012

BAR DO CHAGUINHA

O Chaguinha  - Foto de Igor de Melo
por Felipe Araujo





"No benfica, tradição tem por nome o singelo bar de seu chaguinha, que há 56 anos fincou bandeira na esquina da rua padre francisco pinto com a rua joão gentil"


Benfica, essa ilha. Essa promessa de vida e felicidade no coração de Fortaleza. Assediado permanentemente pela violência, é fato. Mas quem sabe do bairro não abandona suas ruas. Essas características do bairro não explicam, mas ajudam a entender por que são vários os bares tradicionais localizados naquele quadrilátero formado pela Marechal Dedodoro, Avenida da Universidade, 13 de Maio e Eduardo Girão. Estabelecimentos como o Nonato, o Bar do Luiz e, o mais tradicional de todos, o Bar do Chaguinha, que há 56 anos fincou bandeira na esquina da rua Padre Francisco Pinto com a rua João Gentil.

O Chaguinha é nosso Lamas, o nosso Capela, de tal modo encravado na geografia do bairro e tão firmemente incorporado ao imaginário de seus convivas que não se imagina o Benfica sem a cerveja, a música ou os petiscos do local. A infantaria do cardápio é formada pela panelada, um das mais famosas da Cidade; e pelo carneiro cozido, outro de reputação igualmente celebrada. A mão de vaca e a costelinha de porco também merecem algo de bom a ser dito. Os valores são módicos, embora a experiência de viver Fortaleza a partir dos encontros que se dão no bar não tenham preço. Às sextas-feiras, tem seresta. Os sábados começam com samba – comandado por Zé do Cavaco (o canhoto mais rápido deste meridiano). Tudo na base da espontaneidade, sem amarração. Meio dentro do bar, meio na calçada. A vida, afinal, pulsa melhor quando sai à rua, enfrentando de peito aberto suas contradições e colocando seus fantasmas para secar ao sol. Ou para desidratar sob as estrelas.

Serviço
Bar do Chaguinha
Onde: Rua Padre Francisco Pinto, 144 – Benfica (esquina com a rua João Gentil)
Horário de funcionamento: Sexta-feira, de 18h até 1h, e sábado, de 10h30 até o último cliente.Outras informações: (85) 3494 1889



http://www.opovo.com.br/app/opovo/comesebebes/2012/07/13/notcomesebebes,2875315/chagas-aberto.shtml

2 comentários:

Anônimo disse...

"Tive bons momentos no Chaguinha com uma determinada letra."

Anônimo disse...

Bar do Chaguinha é o bar mais democrático, diversificado, popular, socialista, holístico e interativo que já frequentei. O grupo que oferece toda sexta-feira um show com samba de raiz é maravilhoso. Mereceu a comemda do Melhor de Fortaleza em 2010. Estive lá dia 29 de junhoi com Lena e Mazé
Rogaciano