Quem sou eu

Minha foto
Agrônomo, com interesses em música e política

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

100 Memoráveis Canções Brasileiras

Via Fulano e Sicrano

Lauro Lisboa Garcia, uma super-hiper-gigantesca autoridade em crítica musical, achou de preparar e publicar no Facebook uma lista pessoal com 100 memoráveis canções brasileiras, mencionando as interpretações que mais agradam a ele, tendo o cuidado de escolher apenas uma canção por autor, uma custosa tarefa vez que temos tantos magistrais autores.

Como adorei a lista, e estou saindo uns dias pra descansar levando na minha bagagem o meu iPod, eu a inclui na mochila e resolvi compartilhá-la com vocês, ressalvando a possibilidade de algum engano já que posso ter inadvertidamente escolhido uma versão diferente daquela imaginada por ele.


Uma única exceção: a canção 73 “Noite Sem Luar”, com Eugénia Melo e Castro, gravada em estúdio, que está no CD “Lisboa Dentro de Mim” e que não houve meio de obter, mas que prometo adicionar assim que tiver sucesso. E não há mais exceção, já que a faixa faltante já nos foi encaminhada pela Eugénia, a quem agradecemos honrados e de joelhos.

O link está abaixo (a canção da Eugénia em separado) e a lista de canções, autores e intérpretes está detalhada no espaço de comentários. Abraço e obrigado ao Lauro pela gentileza.

magnet link
magnet link da canção 73


Olha aí:

“Melodia Sentimental” (Heitor Villa-Lobos/Dora Vasconcellos) – Zizi Possi
“Eu Sei Que Vou Te Amar” (Antonio Carlos Jobim/Vinicius Moraes) – Maysa
“Três Apitos” (Noel Rosa) – Aracy de Almeida
“Saudade da Bahia” (Dorival Caymmi) – Dorival Caymmi
“Domingo no Parque” (Gilberto Gil) – Gilberto Gil (original)
“Manhã de Carnaval” (Luiz Bonfá/Antônio Maria) – João Gilberto
“Tocando em Frente” (Renato Teixeira/Almir Sater) – Almir Sater ou Maria Bethânia
“Chula no Terreiro” (Elomar) – Elomar
“Valsa Brasileira (Edu Lobo/Chico Buarque) – Zizi Possi
“Que Maravilha” (Jorge Ben/Toquinho) – Jorge Ben e Toquinho
“Assum Preto” (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira) – Gal Costa
“A Triste Partida” (Patativa do Assaré) – Luiz Gonzaga
“A Palo Seco” (Belchior) – Belchior
“Sem Destino” (Luiz Tatit) – Luiz Tatit
“Porto Alegre” (Péricles Cavalcanti) – Adriana Calcanhotto
“Terral” (Ednardo) – Pessoal do Ceará
“Asa Partida” (Fagner/Abel Silva) – Fagner
“Namorinho de Portão” (Tom Zé) – Gal Costa
“Três da Madrugada” (Torquato Neto/Carlos Pinto) – Gal Costa
“San Vicente” (Milton Nascimento/Fernando Brant) – Milton Nascimento
“Meu Silêncio” (Luiz Fernando Gonçalves/Cláudio Nucci) – Nana Caymmi
“Resposta ao Tempo” (Cristóvão Bastos/Aldir Blanc) – Nana Caymmi
“De Amor Eu Morrerei” (Dominguinhos/Anastácia) – Gal Costa
“Preciso Me Encontrar” (Candeia) – Cartola
“Acontece” (Cartola) – Cartola
“Canto do Povo de Um Lugar” (Caetano Veloso) – Caetano Veloso
“Modinha” (Rita Lee) – Ná Ozzetti
“Flor da Noite” (Celso Fonseca/Ronaldo Bastos) – Nana Caymmi
“Saga da Amazônia” (Vital Farias) – Vital Farias (original)
“Loucos de Cara” (Vitor Ramil) – Vitor Ramil (songbook “Foi no Mês Que Vem”)
“Azul da Cor do Mar” (Tim Maia) – Tim Maia
“Guia” (Pierre Aderne/Márcio Faraco) – António Zambujo
“Salve Linda Canção Sem Esperança” (Luiz Melodia) – Luiz Melodia (original)
“Canto em Qualquer Canto” (Itamar Assumpção/Ná Ozzetti) – Ná Ozzetti
“Sinal Fechado” (Paulinho da Viola) – Paulinho da Viola (original)
“O Meu Sim” (Marina Lima/Antonio Cícero) – Marina Lima
“Onde Está Você?” (Oscar Castro-Neves/Luvercy Florini) – Alaíde Costa (original)
“Cadê Meu Carnaval” (Geraldo Azevedo) – Geraldo Azevedo
“Vapor Barato” (Jards Macalé/Waly Salomão) – Gal Costa
“É d’Oxum” (Gerônimo/Vevé Calazans) – Gerônimo ou Gal Costa
“Chuvas de Cajus” (Alceu Valença) – Alceu Valença
“Pressentimento” (Elton Medeiros/Hermínio Bello de Carvalho) – Elton Medeiros
“Debaixo d’Água” (Arnaldo Antunes) – Maria Bethânia
“Coisa da Antiga” (Wilson Moreira/Nei Lopes) – Clara Nunes
“Duas Contas” (Garoto) – Wilson Simonal
“Estrela Miúda” (João do Vale) – Maria Bethânia ou Elba Ramalho
“Londrina” (Arrigo Barnabé) – Carlos Careqa
“Alegria” (Assis Valente) – Orlando Silva
“Nós” (Tião Carvalho) – Ná Ozzetti ou Cássia Eller
“Mangue e Fogo” (Rodrigo Campos) – Rodrigo Campos e Luísa Maita
“Meu Drama” (Silas de Oliveira/Joaquim Ilarindo) – Fabiana Cozza
“Sonhei Que Estava em Portugal” (Moraes Moreira) – Maria Bethânia
“Lágrimas Negras” (Jorge Mautner/Nelson Jacobina) – Gal Costa ou Caetano Veloso
“Poema” (Frejat/Cazuza) – Ney Matogrosso (original)
“Resposta” (Maysa) – Maysa
“Capoeira do Arnaldo” (Paulo Vanzolini) – Luiz Carlos Paraná
“Essa Mulher” (Joyce/Ana Terra) – Elis Regina
“Até Eu” (Baden Powell/Paulo César Pinheiro) – Baden Powell (original)
“Folia no Matagal” (Eduardo Dusek/Luiz Carlos Góes) – Eduardo Dusek ou Ney Matogrosso
“Isso é para a Dor” (Ângela Ro Ro) – Ângela Ro Ro
“Terra e Lua” (Luli e Lucina) – Luli e Lucina
“Me Faça Um Favor” (Luiz Carlos Sá/Gutemberg Guarabyra) – Sá, Rodrix & Guarabyra
“Reunião de Tristeza” (Sivuca) – Sivuca e Rosinha de Valença
“Sangue Latino” (João Ricardo/Paulo Mendonça) – Secos & Molhados
“Simplesmente” (Paulinho Nogueira) – Paulinho Nogueira
“Sua Estupidez” (Roberto Carlos/Erasmo Carlos) – Gal Costa ou Ná Ozzetti
“Cadeira Vazia” (Lupicínio Rodrigues) – Elis Regina
“Pra Machucar Meu Coração” (Ary Barroso) – Márcia
“Nada Além” (Custódio Mesquita/Mario Lago) – Orlando Silva
“Antonico” (Ismael Silva) – Gal Costa
“Sonora Garoa” (Passoca) – Eliete Negreiros
“Ilusão à Toa” (Johnny Alf) – Johnny Alf
“Noite Sem Luar” (Godofredo Guedes) – Eugénia Melo e Castro
“Yayá Massemba” (Roberto Mendes/Capinam) – Roberto Mendes ou Maria Bethânia
“Esta Melodia” (Bubu da Portela e Jamelão) – Marisa Monte e Velha Guarda da Portela
“Acreditar” (Dona Ivone Lara/Délcio Carvalho) – Dona Ivone Lara
“Faltando Um Pedaço” (Djavan) – Gal Costa
“Coração Ateu” (Sueli Costa) – Maria Bethânia
“O Último Pôr do Sol” (Lenine/Lula Queiroga) – Lenine e Marcos Suzano
“Castigo” (Dolores Duran) – Lúcio Alves
“Iracema” (Adoniran Barbosa) – Clara Nunes
“Pensar em Você” (Chico César) – Rita Ribeiro
“Pernambucobucolismo” (Marisa Monte/Rodrigo Campelo) – Marisa Monte
“Disparada” (Geraldo Vandré/Theo de Barros) – Jair Rodrigues
“Coco Verde” (Teca Calazans/Ricardo Vilas) – Teca Calazans
“Fazenda” (Nelson Ângelo) – Milton Nascimento
“Pelo Vinho e Pelo Pão” (Zé Ramalho) – Amelinha
“Mais Clara, Mais Crua” (“Palhaço”) (Egberto Gismonti/Geraldo Carneiro) – Olivia Byington
“Razão de Viver” (Eumir Deodato/Paulo Sérgio Valle) – Elizeth Cardoso
“Chuvas de Verão” (Fernando Lobo) – Caetano Veloso
“Chove lá Fora” (Tito Madi) – Tito Madi
“Toalha da Saudade” (Batatinha/J. Luna) – Batatinha ou Caetano Veloso
“A Flor e o Espinho” (Nelson Cavaquinho/Guilherme de Brito/Alcides Caminha) – Nora Ney
“Que Loucura” (Sérgio Sampaio) – Luiz Melodia
“Me Deixa em Paz” (Monsueto/Aírton Amorim) – Milton Nascimento e Alaíde Costa
“Cocada” (Antônio Vieira) – Rita Ribeiro
“Quem Me Quiser” (Antônio Adolfo/Jésus Rocha) – Ângela Ro Ro
“Pois é, pra Quê? (Sidney Miller) – MPB-4
“Enquanto a Tristeza Não Vem” (Sérgio Ricardo) – Sérgio Ricardo
“Flor de Ir Embora” (Fátima Guedes) – Fátima Guedes

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa a seleção. E obrigado por disponibilizar. Um abraço. Belmiro

Thiago Rodrigues disse...

Olá, você ainda possui a coletânea? Se sim, poderia me enviar? meu email: t.rod27@hotmail.com
o link não funciona mais.

Thiago Rodrigues disse...

Olá! Tudo jóia? Você ainda possui a coletânea? Se sim, poderia me enviar, por favor?

meu email: t.rod27@hotmail.com

Abraço!