Quem sou eu

Minha foto
Agrônomo, com interesses em música e política

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

OS MELHORES DE 2013

Por Felipe Araújo

Hora de passar 2013 a limpo. Ao longo do ano, alguns encontros boêmios em Fortaleza – em botecos ou restaurantes - cativaram este hebdomadário balcão. Seja pela qualidade da cerveja, seja pela qualidade da música (e também da comida, do ambiente, dos interlocutores, entre outros critérios pessoais e intransferíveis). Para a coluna, os prazeres de uma boa mesa e de um bom papo de botequim são imensuráveis e, portanto, sempre imprecisos. No inefável da boemia, já dizia o poeta, a alegria é a prova dos nove. Vejamos então o que de melhor tivemos no ano.

1.Clube dos Gatos / Cantinho do Frango (Aldeota)

Ao longo de 2013, o Cantinho do Frango (Torres Câmara, 71) promoveu três projetos extremamente preciosos aos olhos (e ouvidos) deste colunista. O primeiro, os encontros dominicais reunindo a fina flor da música cearense. O segundo, o happy hour musicado pelos vinis do DJ Alan Morais. E o terceiro, as serestas quinzenais das quintas-feiras capitaneadas pelo Clube dos Gatos e pelo violão insuperável de Zivaldo Maia. Nessas noitadas, Fausto Nilo, Luizinho Calixto, Tarcísio Sardinha e Nonato Luis, entre outros, já deram canjas memoráveis.

2. Corredor etílico-cultural do Benfica (Benfica)

Falar da relação do Benfica com a boemia é chover no molhado. Mas apesar da escalada da violência e das grosserias do poder público (que recentemente amputou mais algumas árvores – e sombras - na rua Padre Francisco Pinto), ir aos bares do Benfica é sempre um reencontro com uma outra possibilidade de cidade, mais leve, mais fraterna e mais musical – vide as violas do Buraco da Lúcia, os sambas do Chaguinha, os ensaios dos blocos Sanatório Geral e Luxo da Aldeia, etc.

3. Raimundo dos Queijos(Centro)

Um fenômeno das manhãs de domingo. Música ao vivo, comida regional e personagens típicos da molecagem cearense. Quem ainda pensa que o Centro precisa ser “revitalizado” precisa urgentemente conhecer o Raimundo dos Queijos (Travessa Crato s/n) para perceber que aquela área está mais viva que nunca. Falta-lhe apenas carinho e cuidado efetivo da parte do poder público.

4. Tardes de sábado no Alpendre (Aldeota)

Uma das melhores cozinhas regionais de Fortaleza (vide o carneiro guisado e a carne de sol ao leite) e uma cerveja extremamente digna. Aos sábados, mesmo sem música, o clima de gozação entre as mesas do Alpendre (Torres Câmara, 172) torna a tarde leve e fraterna por conta da espirituosidade dos convivas.

5. Bodega do Seu Roberto (Monte Castelo)

No bairro do Monte Castelo (R. José Cândido, 299, esquina com Henrique Autran), uma tradicionalíssima esquina boêmia que desde os anos 1960 reúne uma clientela fiel em torno de muita cerveja gelada, petiscos generosos e boa música. Nas manhãs de domingo, por exemplo, há uma roda de samba e choro que reúne alguns bambas da Cidade. (http://bit.ly/1c7G8Dj)

http://www.opovo.com.br/app/colunas/papodebotequim/2013/12/20/notpapodobotequim,3177751/encontros-boemios.shtml

Um comentário:

Nora Pires disse...

O Bar e Budega do Seu Roberto é tudo de bom, com samba e chorinho de 1ª qualidade. Cerveja gelada e turma de amigos ouvindo boa música e jogando conversa fora. É tudo de bommmmm!!!!!