Quem sou eu

Minha foto
Agrônomo, com interesses em música e política

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

"Em mim, a despeito de um dia difícil..."

Por Dora Moreira

Quando criança, morava numa casa no Meireles e durante três dias, perto do carnaval, ia com as meninas que trabalhavam lá em casa sentar no descampado e assistir passar os trio-elétricos do Netinho, do Aza, da Ivete, já que dormir não era uma opção (e ouvir Maria Joaquina de Amaral Pereira Góes era massa). Já adulta (veish), li dia desses uma passagem falando como o carnaval anda "distante da potência de uma festa de reinvenções do mundo pela subversão da vida" (Esqueci título e autor, guardei as aspas). Hoje, me dei conta de que nunca agradeci por uma das coisas mais fantásticas que me aconteceu enquanto fortalezense.

Há uns quase oito anos, um primo e uns futuros amigos (que me apresentariam a Ladeira da Tia em Olinda) botaram na rua uma angústia em forma de idéia: em uma Fortaleza marcada por (sabe-se lá quantos) cordões de isolamentos, iam fazer um bloco de (pré) carnaval de rua. Mas iam fazer um bloco que nem saia do canto, nem contava com um garboso naipe de metais. E como para bom carnavalesco toda reinvenção é pouca, iam fazer um bloco só com canções, entre famosas e esquecidas, de compositores cearenses.

Sem pretensão de promover um grande 'resgate cultural' ou uma grande 'valorização da cultura popular cearense' e apostando, por outro lado, na recriação em arranjos e formatos, o bloco fez sua tradição e hoje, às 2h da manhã de uma quinta-feira de dezembro todo mundo, entre sóbrios e ébrios, despencou no calçadão de Iracema. Em mim, a despeito de um dia difícil, de coração triste e olhos rasos d'água, o corpo explodia de alegria e decretava: no carnaval de 2014, eu fico.

E é aos meninos do Bloco Luxo da Aldeia que eu agradeço não só pelos incontáveis carnavais do Benfica, mas principalmente por duas certezas que carrego no corpo: Fortaleza é massa e 'é no meio da rua que a gente começa'.

(E parece que, pra nossa sorte, dentro desses meninos passa uma rua onde é carnaval o ano todo.)

Nenhum comentário: