Quem sou eu

Minha foto
Agrônomo, com interesses em música e política

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Lugares curiosos

por Márcio Cotrim














Rio das Velhas (MG)

O leitor amigo João Carlos Teixeira da Costa, de Belo Horizonte (MG), traz uma boa curiosidade. Na cidade de Santa Luzia, nas proximidades da capital mineira, corre o rio das Velhas. Num dado ponto dele, era comum aparecerem enxames de abelhas. Os muitos portugueses que por ali passavam frequentemente chamavam o rio, no típico sotaque lusitano, de "rio das avelhas", forma comum de dizer "abelhas" em Portugal. Para chegar a "velhas" foi um pulo, e lá estão elas, as velhas, dando nome ao rio.

Viaduto dos Cabritos (RJ)
Já no Rio de Janeiro, há um logradouro oficializado pela prefeitura com a denominação de viaduto dos Cabritos. Construído na Via Dutra, sobre a avenida Brasil, nas proximidades da fábrica da Ambev em Campo Grande, recebeu o nome de viaduto Engenheiro Oscar Brito, só que o povo logo o abreviou para Viaduto Oscar Brito - que acabou virando "viaduto dos cabritos".

Vila Valqueire (RJ)
Também no Rio, há um bairro chamado Vila Valqueire. Seu nome, originalmente, designava a quinta parte, em alqueires, de um grande loteamento, e como "cinco" em algarismos romanos é V, acabou dando nome a um aprazível recanto da Cidade Maravilhosa...

Ilha de Guaratiba (RJ)
Os cariocas apreciam um lugar chamado Ilha de Guaratiba - que, na verdade, não é ilha. A culpa da confusão é de um gringo que morou lá chamado William e era uma espécie de cocada preta do pedaço, dono de propriedades na região. Mandava em tudo. Como pronunciar o nome do sujeito ficava meio complicado, William virou ilha e as terras dali passaram a pertencer ao "seu" Ilha de Guaratiba, que tal?

Haddock Lobo (SP/RJ)
Você sabe quem foi Haddock Lobo, nome de uma importante rua tanto no bairro da Tijuca, no Rio, como numa travessa da avenida Paulista, em São Paulo? Foi simplesmente o homem que aplicou a primeira anestesia no Brasil.

Um comentário:

Unknown disse...

E no Ceará, haveria alguma sugestão? Valeu MV.