Quem sou eu

Minha foto
Agrônomo, com interesses em música e política

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

O PODER DO TAMBORZINHO DE IBEJI

Por Luiz Antonio Simas
Contam os mais velhos que Iku, a morte, resolveu matar antes da hora todas as pessoas do povoado. Para isso montou armadilhas terríveis. Aqueles que caiam nas armadilhas eram levados por Iku.
Desesperados, os homens e mulheres não conseguiam deter Iku de forma alguma. Todo dia alguém caia em uma de suas armadilhas.
Eles resolveram perguntar ao sábio Orunmilá sobre como deter Iku. Orunmilá consultou Ifá, o oráculo, e disse:
- Só os Ibejis podem deter Iku.
Muitos se assustaram com a resposta do sábio. Os Ibejis, filhos gêmeos de Oxum, eram crianças terrivelmente levadas. Não paravam de brincar. Como, todavia, Orunmilá não errava, os adultos foram pedir aos Ibejis que parassem a Morte. As crianças aceitaram a tarefa, com uma condição: se derrotassem Iku, queriam receber presentes, doces e quiabos e ninguém poderia mais mandá-las parar de brincar. O acordo foi feito.
Os Ibejis foram para o caminho em que Iku fazia suas vítimas, seguidos também irmãozinho menor, chamado Idowu.
Acontece que os Ibejis tinham um tambor encantado. E foi com o tambor que um dos gêmeos entrou no caminho onde Iku armara suas armadilhas. O outro, bem escondido, seguia o irmão de pertinho. Idowu, muito curioso, ía um pouquinho mais atrás.
Quando Iku ouviu o tambor, achou tão bonito que resolveu não matar o menino que tocava. A Morte começou a dançar, cantar e bater palmas. Mal sabia Iku que o tambor encantado enfeitiçava os corpos, que não conseguiam mais parar de bailar.
Iku dançava tanto, que não percebeu que os gêmeos trocavam de lugar, para que a música continuasse sem parar. E dançava, dançava, dançava.
Iku se sentiu esgotada, mas não conseguia parar de dançar. Até que implorou:
- Pare de tocar esse tambor, que eu nao aguento mais. Por favor!
Os Ibejis, então, propuseram um acordo. Se a Morte retirasse todas as armadilhas do caminho, eles parariam de bater tambor. Iku aceitou a proposta e jurou que só levaria alguém quando fosse realmente a hora.
Desta maneira, os Ibejis derrotaram a Morte, salvaram o povoado, receberam doces, brinquedos e carurus e passaram a ser reconhecidos como grandes Orixás.
Deixaram ainda uma lição: tambores encantados e crianças brincando são capazes de salvar o mundo.

Nenhum comentário: