Quem sou eu

Minha foto
Agrônomo, com interesses em música e política

sábado, 5 de maio de 2012

Rosa (Pixinguinha-Otávio de Souza)

Por Alfredo Pessoa

Em homenagem a semana dos 115 anos do GRANDE MAESTRO, ciframos esta pérola de 1917 e que já foi gravada por Orlando Silva, Caetano Veloso, Luiz Melodia, Marisa Monte e Hermeto Pascoal, entre outros. A cifra abaixo é do violonista e arranjador paulista Edmilson Capelupi revisada pelo flautista e também paulista Toninho Carrasqueira, apenas inverti 2 acordes e troquei 2 intervalos, numa espécie de segunda revisão.

Rosa (Pixinguinha-Otávio de Souza)

F/A  Fm/Ab  C/G  A7(9)  Dm7  G7(13)  C  G7(b13)
      C  C/E            Dm7                         G7         
Tu és divina e graciosa, estátua majestosa         C   C/E                     Dm7
No amor! Por Deus esculturadaDm/C                  Bm7(4)     E7/G#                       Am7
E formada com ardor...Da alma da mais linda flor
                        
A7/C#             Dm7        Am6
De mais ativo olor, que na vida é preferida                  G7(4)  G7
Pelo beija-flor...
     C    Ebº           C/E       Dm7                           G7   
Se Deus, me fora tão clemente aqui neste ambiente
     
Gm7 C7                    F7M                          F6
De luz, formada numa tela deslumbrante e bela...
    Fm6     Fm6/Ab          C/G         A7(9)
O teu coração, junto ao meu lanceado      Dm7               G7                             C                                      E7
Pregado e crucficado sobre a rósea cruz do arfante peito teu...
     Am7 Am7/G  B7/F#                Dm6/F                       E7
Tu és a forma ideal, estátua magistral. Oh! alma perenalE7/G#                    Am7   Am7/E    Am7
Do meu primeiro amor sublime amor...
    Em7(b5) A7           Dm7  Dm/F  B7/D#  B7          E7
Tu és de Deus a soberana flor. Tu és de Deus a criação
                         E7/G#                    Am7
Que em todo coração sepultas o amor...
Am7/G           B7/F#                     Dm6/F                    E7
O riso, a fé, a dor em sândalos olentes, cheios de saborE7/B                  Gm/Bb                                A7(b9)
Em vozes tão dolentes como um sonho em flor...
Dm7           Bm7(b5)  Am7     Am7/G
És láctea estrela, és mãe da realeza      Dm/F                             E7                          Am7                           G7
És tudo enfim que tem de belo em todo resplendor da santa natureza...
      C  C/E                   Dm7                                      G7         
Perdão! se ouso confessar-te eu hei de sempre amar-te        C   C/E                     Dm7     Dm/C                                  Bm7(4)
Oh! flor! Meu peito não resiste. Oh! meu Deus. O quanto é triste    E7/G#                 Am7                              A7/C#
A incerteza de um amor que mais me faz penar
           
Dm7               Am6                                   G7(4)  G7
Em esperar, em conduzir-te, um dia ao pé do altar...
C    Ebº               C/E      Dm7                           G7   
Jurar aos pés do Onipotente em preces comoventes
      
Gm7 C7              F7M                       F6
De dor, e receber a unção da tua gratidão...
    Fm6     Fm6/Ab          C/G           A7(9)           Dm7
Depois de remir meus desejos, em nuvens de beijos.
                         G7                          C                        C7                               
Hei de te envolver até meu padecer, de todo fenecer...
F/A  Fm/Ab  C/G  A7(9)  Dm7  G7  C

Um comentário:

Alfredo Pessoa disse...

Marcus,

faltou Alfredo Pessoa no Marcador

alfredo.