Quem sou eu

Minha foto
Agrônomo, com interesses em música e política

terça-feira, 18 de junho de 2013

Ver multiplicado amanhã, parar pra MOVIMENTAR.

Por Monique Linhares
Monique Linhares


Saí sozinha do trabalho pra pegar de carona a movimentação da rua, pra, a avenida da Universidade. Amigos me retornaram dizendo que passavam por lá com o grupo de manifestantes que só aumentava. Corri pra aumentar o coro, que se ouvia da avenida Carapinima, miolo do Benfica.

Estudantes, professores, trabalhadores saídos dos expedientes se juntavam, enquanto outros só olhavam, convidados os gritos de ordem pra virem pras ruas. Essa chamada que me pegou de assalto e me inflamou o peito pra sair correndo pra rua fazer parte do movimento, há alguns dias sendo alimentado pelas redes sociais e pela solidariedade aos levantes de São Paulo e Rio contra o aumento das passagens de transporte púbico e a revolta que gerou por conta do tratamento abusivo dos governantes, polícia e mídia com os manifestantes.

Caminhei sozinha, cantando comigo, a avenida da Universidade até encontrar a multidão, sentindo que estava participando da História. Me senti caminhando pra frente, contra o vento. Senti que o momento não iria se esvair nos memes da internet, mas que vai pros livros, pro que pretendemos mudar, pro que vamos contar e exemplificar pras futuras juventudes.

Senti o impulso de quando algo é mais forte do que a boca e os dentes cerrados, as pernas sentadas diante do computador do trabalho, os olhos dilatados de tanto acompanhar notícias reais ou manipuladas em portais, na TV, nas redes sociais. É quando se sente que a hora é agora e de acompanhar quem soube fazer a hora e não esperou acontecer e que há muito vem gritando em movimentos por causas diversas. Pois é, papocou!

Ver as ruas tomadas, carros parados, buzinando, gente apoiando, gente revoltada nos engarrafamentos, é ver e viver o que é se lançar pela mudança, que começa na cabeça e chega nas ruas pra atrapalhar, incomodar, mobilizar e quem sabe, transformar as lutas em política pública, do povo para o povo.
É o que quero ver multiplicado amanhã, parar pra MOVIMENTAR.

Um comentário:

Bruno disse...

Excelente!