Quem sou eu

Minha foto
Agrônomo, com interesses em música e política

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Em defesa da Soberania Bolivariana

Nota da Bancada Federal do PSOL


Ontem, uma flagrante violação à soberania da Bolívia foi perpetrada por cinco países europeus. Ao procederem assim, insultaram todas as nações latinoamericanas e, por extensão, todos os povos descolonizados. Por isso, nosso Partido manifesta seu repúdio aos governos desses países.

O avião do presidente boliviano, Evo Morales, foi forçado a pousar na Áustria depois que França, Portugal, Espanha e Itália fecharam seu espaço aéreo devido a supostos temores de que o ex-funcionário da agência de espionagem dos Estados Unidos, Edward Snowden, estivesse a bordo.

As autoridades austríacas, por sua vez, inspecionaram o avião do governo Boliviano. Diga-se de passagem, não encontraram pessoas sem autorização a bordo. Fechar o espaço aéreo e inspecionar a aeronave sem razão justa constituem violações do direito internacional e da soberania boliviana.

Este episódio deixa claro, em primeiro lugar, a submissão dos países europeus nele envolvidos, aos interesses dos Estados Unidos da América. Subservientes assim à política internacional dos EUA, os países França, Portugal, Espanha, Itália e Áustria, comprometeram sua própria soberania.

Passados tantos anos desde as independências das nações latinoamericanas, muitos governantes europeus, entretanto, parecem não ter perdido o hábito de nos ver como colônias, ao mesmo tempo em que se comportam como integrantes do império americano.

Exigimos que os organismos internacionais, especialmente os latinoamericanos, pronunciem-se no sentido de condenar a violação perpetrada por esses países contra o presidente Evo Morales. E cobramos que o governo brasileiro, através do Itamaraty e do Ministério da Justiça, uma postura de solidariedade ao Estado Plurinacional da Bolívia, criticando claramente o episódio infeliz.

O PSOL, expressa apoio irrestrito ao povo e ao governo bolivarianos. Seguiremos solidários aos processos do bolivarianismo, denunciando toda e qualquer ação que represente uma violação da soberania e da autodeterminação dos povos.

Brasília, 3 de julho de 2013
Bancada do Partido Socialismo e Liberdade

Nenhum comentário: