Quem sou eu

Minha foto
Agrônomo, com interesses em música e política

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

A CIDADE, O CARNAVAL E SEUS ESPAÇOS

Por Érico Firmo

A saída do bloco Luxo da Aldeia das tradicionais ruas da Gentilândia encerra um ciclo do Pré-Carnaval de Fortaleza. Para os universitários e boêmios que conheceram a folia na segunda metade da década passada, é uma pena e a quebra de uma importante referência. Para foliões um pouco mais antigos, a volta do Mercado dos Pinhões como polo carnavalesco importante é, por outro lado, o bem-vindo reencontro com a história recente da festa. Foi no novo local em que o Luxo irá se apresentar a partir de hoje que o atual momento do Pré-Carnaval virou fenômeno de massas. Nos anos de 2004 e 2005, o Concentra, Mas Não Sai deixou o Papicu e se apresentou lá, antes de ir para a Praça do Ferreira. Passou a atrair uma multidão, que tomava todo o entorno, ocupando as ruas Gonçalves Lêdo e Nogueira Acioli. Às vezes, era difícil passar da Pereira Filgueiras. Diante do sucesso, a permanência no local se tornou inviável.

A ida do Concentra para a Praça do Ferreira não deixou de ser uma pena – como agora ocorre com o Luxo em relação ao Benfica. Muitos foliões se desgarraram do Concentra, outros tantos se agregaram. Houve a reinvenção. O lugar no Carnaval não é só passarela – é parte constituinte do bloco de rua. Integra sua essência. Ao mesmo tempo, na esteira daquele sucesso, vários outros blocos surgiram. Criou-se o atual Pré-Carnaval, que transformou também o Carnaval.

O Luxo da Aldeia é um pedaço importante da tradição que começa a se construir nessa fase do Carnaval de Fortaleza. Ele se transforma e reencontra outra tradição. Da mesma forma como, antes, na década de 1990, o Quem É de Bem Fica fez história naquelas mesmas ruas. O bairro residencial festeja e sofre com os transtornos. Quem vem de fora e vai embora quando a festa acaba não vivencia as reclamações de moradores, para quem o impacto se prolonga durante um mês. Como com o antecessor no bairro e, também, com o Concentra, o sucesso do Luxo fez com que seu tradicional reduto se tornasse pequeno para ele. Assim, segue para transformar outros espaços.

http://www.opovo.com.br/app/colunas/politica/2015/01/16/noticiaspoliticacoluna,3377863/violencia-que-se-retroalimenta.shtml

Nenhum comentário: