Quem sou eu

Minha foto
Agrônomo, com interesses em música e política

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

WandNews - 71ª edição #Retrospectiva2014


Por Jornalismo Wando

E vamos chegando pra anunciar a primeira WandNews de 2015, que vem recheada com os destaques da nossa coluninha em 2014.

Para lobões e schwerys, 2014 foi o ano do Golpe Comunista. Ele foi sacramentado pela reeleição de Dilma e traz Kassab, Katia Abreu e Igreja Universal na sua linha de frente.

Como se vê, teve muito chorume pra pouca WandNews!

Confira agora os melhores momentos da nossa coluninha no ano que passou:

CHORUMINHO

A abundância chorumêra segue jorrando nas redes sociais. Como todos já sabem, o vale-tudo eleitoral é um ambiente propício para a propagação do nosso querido choruminho. Época de eleição está para o chorume, assim como a água parada está para a dengue.

Eu poderia falar do Van Hattem, o candidato do PP gaúcho que disse ter sofrido racismo nas redes sociais. Até um boletim de ocorrência foi aberto depois que ele foi xingado de “gurizote mimado”, “fascista” e “branquelo de merda” no Facebook. Realmente não tá fácil a vida pro loiro brasileiro.

Eu também poderia falar do Dr Rey, o candidato da família brasileira, que apareceu de regata nas redes sociais dizendo que irá lutar pra que as cirurgias cosméticas sejam cobertas pelo SUS, “incluindo o reparo de orelhas para atletas de judô, luta greco-romano e jiu jitsu!”.

Outro choruminho-destaque da semana veio da Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa (PR), que publicou uma cartilha para orientar politicamente os candidatos da região. Entre várias recomendações, duas se destacaram: a redução dos direitos trabalhistas e a extinção do direito a voto dos beneficiários de programas sociais. Que pessoal sensível e democrático, né?

Mas os eleitos pra brilhar na seção mais nobre dessa coluna são os profetas do Golpe Comunista. Fazia tempo que não falávamos desses nossos coleguinhas, então vamos matar a saudade. Com a proximidade das eleições, eles voltaram com uma sede de justiça sherazadeana. Confira o comunicado aterrorizante que circulou nas redes sociais um dia antes do 7 de setembro:



Apesar do terrorismo, o anúncio pondera que são “informações ainda não 100% confirmadas” devido a uma “dificuldade de comunicação no extremo sul do Brasil”. Numa era em que moradores de Gaza transmitem ao vivo o bombardeamento de Israel para o mundo, eu fico aqui tentando imaginar quais dificuldades nossos contrarrevolucionários encontraram pra se comunicar.

A Paloma faz um adendo e incrementa a conspiração dizendo que o “ATAQUE PARTIRÁ DO ABC PAULISTA, DO GRUPO RADICAL DO PT”. Tudo em apocalípticas letras maiúsculas para dar aquela força pra conspiração.

Na sequência, essa guardiã da democracia mostra o que está verdadeiramente por trás desse medo:



O curioso é que não é a primeira vez que essa querida anuncia o golpe comunista que nunca chega. Veja essa publicação de maio:



Ou seja, o Golpe Comunista que iria ser dado em julho foi transferido pro dia 7 de setembro. Estamos no dia 12 e até agora nada. Ainda não há novas datas para a concretização do evento, mas certamente a promoter Paloma fará novo anúncio. O importante mesmo é manter a chama do medo sempre acesa.

A conclusão a que chego é que os profetas do Golpe Comunista são muito parecidos com os do apocalipse: vivem remarcando a data da realização da profecia, mas seguem com muita fé.

BEIJO NO CORAÇÃO

O beijo no coração vai pra Ricardo Amorim, um dos integrantes do Manhattan Connection, o programa que é gravado em Nova Iorque, tem correspondente em Veneza e cuja especialidade é falar mal do Brasil e dos brasileiros.

Além do programa na GNT, Amorim costuma também fazer suas demonstrações de amor ao país nas redes sociais, onde costuma comparar Brasil e Chile de maneira livre, leve e solta:



Mas essa semana o jornalista fez uma livre associação tão inacreditável, que quase tive que encaixar na seção “Choruminho”. O grande Chile apareceu novamente num tweet de Rica, dando lições ao Brasil:



A mensagem teve quase 1000 compartilhamentos. Até o comediante Danilo Gentili a reproduziu.

Para a moçada esperta do Manhattan Connection, o Chile é um país diferenciado na América do Sul. Enquanto seus habitantes estão preocupados com o futuro do país, os brasileiros estão preocupados com coisas menores, como a legalização da maconha. Mas a realidade dos fatos, essa danada, sempre aparece pra roubar a magia do viralatismo nacional. Vejamos essa notícia de maio do ano passado:



Sim, nossos irmãos sulamericanos reúnem muito, mas muito mais manifestantes pró-legalização que o Brasil. Nesse ano, as Marchas da Maconha em São Paulo e no Rio não juntaram, somadas, 15 mil pessoas.

Enquanto o Chile reunia 30 mil pessoas na Marcha da Maconha, o Brasil se preparava para uma onda de protestos intermináveis pela educação, saúde e contra tudo-o-que-está-aí. Qual povo é o mais consciente e politizado agora, Ricardinho?

Se pudéssemos dar nomes aos tweets, eu batizaria esse de "BRAZIL CRIME OCORRE NADA ACONTECE FEIJOADA"

IMAGEM WANDALIZADA

Reportagens descontraídas sempre são bem-vindas. Mas o Jornal Nacional abusou da boa vontade do telespectador na última segunda-feira. Numa tentativa de esquentar o clima para a Copa, a jornalista da Rede Globo foi aos bares e levou “uma fonoaudióloga e alguns equipamentos para medir” o grito de gol dos brasileiros. A reportagem não explica exatamente qual seria o objetivo da medição, mas a fonoaudióloga estava lá para ensinar como gritar gol corretamente.

(Reprodução/TV Globo)

Jornal Nacional: Torcedor também pode e deve treinar para dar um grito daqueles. Prestar atenção na voz é um cuidado que a gente deve ter sempre. E com conhecimento, com informação fica mais fácil. Sabiam que tem uns segredinhos, uns truques e até o jeito certo de gritar?

A figura do especialista sempre está presente pra dar aquela legitimada científica na matéria. Acompanhe os edificantes conselhos da fonoaudióloga para a hora de soltar aquele grito de gol:


- “Puxa o ar, bastante ar, e aí você solta empurrando a barriga para dentro e abrindo bem a boca. Gritou? Bebe um golinho de água, economiza a voz. E se ficar rouco, observar a duração dessa rouquidão. Até três dias é normal. Mais do que isso tem que procurar um médico”


Com esses conselhos em mente, uma entrevistada soltou seu grito de gol. Foi aí então que a repórter perguntou:

- Repórter: Que tal gritar direitinho?
- Entrevistada: É bem melhor, né? Do que gritar erradinho.

E pra fechar com chave de ouro esse case de Jornalismo Wando, a última entrevistada finaliza:

- "E vai ficar ‘mega chic’ o grito!"

WANDO RESPONDE

No post "Gente do bem x Gente diferenciada", dois nobilíssimos porta-vozes da alta sociedade apareceram pra jogar umas verdade na cara dessa sociedade hipócrita:



https://br.noticias.yahoo.com/blogs/jornalismo-wando/wandnews-71-edicao-retrospectiva2014-012358905.html

Nenhum comentário: