Quem sou eu

Minha foto
Agrônomo, com interesses em música e política

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Debate presidenciáveis na Band




- Algumas impressões:

- Sou do tempo em que Caiado, Maluf, Collor, Aureliano disputavam eleições presidenciais. A direita explicita e clara.
- Hoje estes representantes da direita (com exceção do Aureliano)SIC estão apoiando uma das candidaturas. Óbvio que não são as do Zé Maria (PSTU) e nem a do Plínio (PSOL).
- Alianças amplas e pragmáticas a parte é bom lembrar que dos(as) quatro(as)candidatos(as) que a Band aceitou em seu debate, três são oriundos(as) do PT - a saber Marina Silva, Plinio Arruda Sampaio e Dilma Roussef. O quarto - José Serra - foi presidente da UNE e exilado político.
- Alguém imaginaria este quadro há 10 anos?
- Mas, e sempre tem um, irão argumentar que - Fulano foi da UNE, exilado e hoje está com..., o outro era democrata cristão e hoje é ..., a outra foi guerrilheira e hoje ... Sicrana era católica e hoje...
- A questão pra mim é que nenhum(ma) dos(as) candidatos(as) nega seu passado ou seu presente de esquerda. Os dois últimos presidentes assim o fizeram pois um afirmaou - "esqueçam" o que escrevi o e outro disse que "nunca foi de esquerda".
- lero-leros à parte o debate no formato adotado pela band favoreceu um "confronto"
entre os "pisando em ovos" Dilma e Serra. Cada um querendo manter sua posição nas pesquisas e se possível avançar. Dilma mais tensa e nervosa que Serra. E as propostas parecidíssimas.
- O "ninguem me ama, ninguém me quer" que o Plinio insistia em repetir, fazia parte do jogo. Portanto a tática do Serra e Dilma foi a de chamar pra si o foco.
- Plinio com um bom humor de quem sabe que está ali cumprindo tabela - foi o melhor.
- "O Serra é hipocondríaco, só fala em saúde", "Marina você parece que é do PT", "Marina você é ecocapitalista" foram alguns dos dardos venenosos disparados por Plínio.
- O objetivo estratégico de marcar a diferença, de aprofundar a questão do socialismo, de Plinio, que reputo correta pode atrapalhar os sonhos parlamentares de vários candidatos pelo Brasil que não estão até, por tática eleitoral, com um discurso mais radical.
- Marina passa a impressão de querer o lugar de Dilma no coração de Lula.
- Plinio e Dilma foram os únicos a não ficar desfiando o passado como: o de pobre de Serra, ensinando matemática para chegar na universidade ou como o da Marina no Acre, fome, pobreza e sua relação com Chico Mendes sempre citada.
- Mas, no geral, todos apresentaram generalidades (que redundância). Cada um em seu quadrado, ou como disse Plinio, ele num quadrado e os(as)outros(as)em outro quadrado.
- Falta à mídia abrir espaço para os outros Candidatos notadamente os de esquerda como o José Maria do PSTU.
- Caberia aos candidatos que se dizem democráticos, no mínimo lamentar, a não participação dos outros candidatos. Aliás, Plinio fez uma menção superficial.
- Até agora nada de novo no front.

Nenhum comentário: