Quem sou eu

Minha foto
Agrônomo, com interesses em música e política

terça-feira, 3 de agosto de 2010

UMA NOITE EM 67



O filme "Uma noite em 67" é muito bom. "Meu tempo é Hoje" (Paulinho da Viola), "Lóki" (Arnaldo Baptista) e "Ninguém sabe o duro que dei" (Simonal) são superiores. Nem por isso você vai deixar de fazer uma viagem a uma noite de outubro de 1967 onde estão Roberto Carlos, Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Sérgio Ricardo, MPB-4, Mutantes, Beat Boys, Marília Medalha cantando e falando no Festival da Record. Estes(a) foram os escolhidos para o documentário. Os cinco primeiros classificados.

Óbvio, que a melhor interprete do festival foi Elis Regina, cantando "O Cantador" de Dori Caymmi e Nelson Mota. Mas, não me perguntem porque, os diretores optam por colocar a excelente interpretação somente no final do filme, isto é, nos créditos. Babacas.

Nas entrevistas atuais (de 2007 a 2009), os coloridos do filme, só dá Caetano, Gil, Chico, Sérgio Ricardo, Edu Lobo e MPB-4, acrescentando os dois sempre presentes em qualquer documentário - Sérgio Cabral(PAI) e Nelson Mota. Buga, meu filho, gostou muito do filme e achou muito engraçado alguns depoimentos. O do Chico, falando sobre sua participação/não participação na tropicália é antológico.
Para mim duas falhas - faltou um depoimento da Marília Medalha e o MPB-4 não deveria aparecer nos tempos atuais sem o RUI FARIA. Poderiam esquecer a "briga" e fazer justiça a quem de fato e de direito estava naquela noite no Teatro Paramount.

Uma aula para os repórteres de TV de hoje. Vejam Randal Juliano e Cidinha Campos nos bastidores entrevistando a galera. Muito bom, muito solto. Isso muito, mas muito antes dos "criativos" da MTV. E TUDO ISSO EM PLENA DITADURA MILITAR.

ABAIXO O RESULTADO DO FESTIVAL DA RECORD DE 1967:

III Festival da Música Popular Brasileira.

Realizado no Teatro Paramount (SP).
Prêmio Sabiá de Ouro.

Melhor intérprete: Elis Regina ("O cantador")

1º lugar: "Ponteio" (Edu Lobo e Capinam), com Edu Lobo, Marília Medalha e Quarteto Novo;
2º lugar: "Domingo no parque" (Gilberto Gil), com Gilberto Gil e Os Mutantes;
3º lugar: "Roda-viva" (Chico Buarque), com Chico Buarque e MPB-4;
4º lugar: "Alegria, alegria" (Caetano Veloso), com Caetano Veloso e Beat Boys;
5º lugar: "Maria, carnaval e cinzas" (Luís Carlos Paraná), com Roberto Carlos e O Grupo;
6º lugar: "Gabriela" (Maranhão), com o MPB-4.
Melhor letra: Sidney Miller ("A estrada e o violeiro")
Melhor arranjo: Rogério Duprat ("Domingo no parque")

ASSISTA O FILME NO ESPAÇO UNIBANCO - NO DRAGÃO DO MAR - EM FORTALEZA CEARÁ

Nenhum comentário: