Quem sou eu

Minha foto
Agrônomo, com interesses em música e política

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

ASA: articulando sonhos e lutas

Por Mavinier Macedo

A ASA (Articulação no Semiárido) tem provado, por de mais de uma década, que ações feitas em conjunto, sempre são fortes, marcantes, poderosas, únicas. E ela é uma articulação com esta marca. A marca do ajuntamento consciente de pessoas com objetivos comuns, da expressão da criatividade do povo do sertão, da alegria do encontro e reencontro.
Em todo recanto onde a ASA chegou, criou laços entre as pessoas, e entre estas e o sertão que até então era visto como algo carregado de dificuldades, espinhos, terra rachada, marginalidade nos processos de cidadania.
Fez eclodir uma revolução no semiárido brasileiro, via seus programas, que trouxeram ações inclusivas para largas parcelas da população rural e despertaram o sentimento de “ser tão sertão”. 

Malvinier Macedo na manifestação em Petrolina - Pe

E quando há uma razão para ir às ruas mostrar a sua cara, a sua diversidade e as suas reivindicações, é sempre algo bonito, emocionante, motivador.
Prova disto, foi a manifestação que esta articulação protagonizou na última terça-feira, protestando contra o rompimento da parceria entre o Governo federal e a ASA, em uma caminhada ente Juazeiro BA e Petrolina PE, aglutinando milhares de pessoas das mais diferentes idades, que percorreram quilômetros, vindas de todas as partes do semiárido, se vestiram com a sua coragem, se enfeitaram com seus sonhos, fizeram ecoar seu grito de povo que conhece e ama suas realizações, entendendo que tem voz e vez.
E o mais louvável foi que em menos de uma semana, este ato foi proposto, organizado e realizado, sinalizando que a ASA realmente plantou e fez crescer a cultura da mobilização nas diferentes localidades por onde tem suas iniciativas.
O cortejo enfeitado com faixas, cartazes, frases, maquetes, estandartes, sanfoneiros, banda de pífanos, instrumentos de percussão, apitos, ocupou a ponte sobre o rio São Francisco, chegando à Praça da Catedral em Petrolina, onde houve o ato com falas e músicas, que mostravam a riqueza do plantio feito por tantas mãos. Ficará na memória das pessoas que integram a ASA como um sinal da sua força, da sua organização e da sua vontade de continuar um trabalho que vem dando certo.
Vamos torcer para que tantas vozes que se uniram pela continuação da parceria entre o governo federal e a ASA, tenha como eco uma resposta positiva ao que foi reivindicado.

* Malvinier Macedo é sócia do Esplar - Centro de Pesquisa e Assessoria

Nenhum comentário: