Quem sou eu

Minha foto
Agrônomo, com interesses em música e política

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Rede Arquitetos



Por Oliveira Júnior

O IV Prêmio IAB-CE 2011 outorga aos arquitetos do Rede Arquitetos a Menção Honrosa na categoria "Projeto de obra não concluída" com a Casa Guaramiranga. A premiação ocorreu na noite de ontem, 29 de novembro de 2011, no Ideal Clube.

O talento desses jovens já havia sido reconhecido nacionalmente por ocasião do Premio Caixa - IAB 2008/2009  com o projeto residencial multifamiliar de interesse social: Conjunto Habitacional Verdes Mares

O trabalho coletivo, a paixão pela arquitetura e a seriedade com que enfrentam os desafios cotidianos da profissão é a marca do rede Arquitetos que este ano também esteve envolvido com o Fórum Jovens Arquitetos Latino-americanos e estão com um novo projeto editorial em desenvolvimento. 

Pela inquietação, ousadia e sede de amadurecimento, com certeza ainda ouviremos falar muito dessa equipe nos próximos anos.


Solenidade de entrega da Menção Honrosa ao Rede Arquitetos no IV Prêmio IAB-CE

Os arquitetos do Rede Arquitetos, Igor Ribeiro, Bruno Braga, Epifanio Almeida e Bruno Perdigão, junto ao banner do projeto.

Casa Guaramiranga

Este projeto se trata de uma casa de serra localizada no município de Guaramiranga, que fica a 865 metros de altitude e a uma distância de 110 km de Fortaleza, no estado do Ceará. 

O primeiro aspecto relevante desse projeto foi justamente seu lugar de implantação. Localizado no alto de um extenso terreno, o local destinado para a casa tem uma bela vista, que culmina no inferior com um riacho rodeado por abundante vegetação. Além disso, o terreno conta com um declive acentuado, o que também deveria ser incorporado no projeto.

Os outros dois aspectos fundamentais na formulação do problema foram exigências do cliente. Primeiro, foi pedido que se usasse uma pedra existente no terreno, derivada de uma antiga barragem abandonada. Segundo, o proprietário informou que, por problemas de segurança, seria prudente que usássemos grades nas esquadrias.

Na formulação de uma resposta que atendesse a estes três problemas centrais, a estratégia foi utilizar a pedra como parede e arrimo, que divide os espaços e cria os níveis, marcando a estrutura da casa, seus ambientes e fazendo com que ela vá se adequando à topografia existente. Dispostas no sentido leste-oeste, estas paredes direcionam todos os ambientes e aberturas para o a vista do riacho e da ventilação.

Na questão da segurança, ao invés de enclausurar a casa com grades, que por sua natureza e localização não devia remeter a uma prisão domiciliar, mas a um lugar de retiro e descanso, optou-se por uma combinação de duas esquadrias: uma de vidro mais interna, que possibilita a total apreensão da natureza ao redor, e outra de madeira, mais externa e sanfonada, que possibilita o fechamento da casa, trazendo segurança, mas também pode abrir totalmente e sumir, liberando as vistas.

Partindo do desenvolvimento desses dois conceitos, o objetivo final foi resolver a casa com o mínimo de elementos possíveis. A coberta de alumínio, que permite uma inclinação discreta, é resolvida em uma água, com inclinação pra frente da casa, e colocada entre os muros de pedra. Estes são ligados por vigas de concreto aparente, fazendo o contraventamento entre os planos. 

A parte mais alta do terreno foi escolhida para a implantação de uma área de convivência, pois era necessário que as vistas da casa ficassem desimpedidas. Seguindo a mesma lógica da casa, a área de convivência foi pensada para os momentos de lazer em família, também com uma vista muito ampla, permitindo um estar prolongado.








Ficha técnica
Autores: Bruno Braga, Bruno Perdigão, Epifanio Almeida, Igor Ribeiro, Marcelo Bacelar
Localização: Guaramiranga - CE
Ano: 2010
Fotos e renders: redearquitetos.blogspot.com

http://arqpb.blogspot.com/2011/11/rede-arquitetos.html

Nenhum comentário: