Quem sou eu

Minha foto
Agrônomo, com interesses em música e política

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Cetra é homenageado pela AL-CE pelos seus 30 anos


Por Maristela Crispim 
O Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador (Cetra) foi agraciado nesta segunda, 5 de dezembro, com homenagem da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (AL-CE) por sua histórica atuação no semiárido cearense em 30 anos de atuação.
Na sessão, requerida pelo deputado Dedé Teixeira (PT-CE), foram homenageadas pela Assembleia cinco pessoas que tiveram papel fundamental nessa trajetória: Margarida e Antônio Pinheiro, sócios-fundadores, o sindicalista José Mendes, agricultor que participou das primeiras conquistas de terra, Nair Soares ex-presidente da instituição e Antônio Pereira Neto, conhecido como Cazuza, agricultor e atual presidente do Cetra.
O artista popular Zé Vicente, a ex-prefeita de Fortaleza Maria Luiza Fontenelle, o professor Manfredo de Oliveira, o agricultor Sebastião Inácio dos Anjos (in memorian), e a Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA Brasil) também foram homenageados, mas pela Medalha Manuel Veríssimo, criada pelo Cetra em 2006 para celebrar os caminhos e histórias de pessoas, instituições e movimentos sociais que contribuíram e contribuem com a luta pela terra no Estado e no trabalho de reconstruir o semiárido cearense como um espaço cheio de possibilidades

História
O Cetra é oficialmente fundado em 1981, mas o trabalho de assessoria jurídica com comunidades em conflito de terras começou antes. A primeira conquista é o emblemático caso da fazenda Monte Castelo, em 1983, que teve em sua trajetória a morte de quatro homens, inclusive o lavrador Manuel Veríssimo.
Fazendo par com a ação jurídica, tanto para comunidades como para sindicatos, sempre está também o trabalho de mulheres, isso em um tempo no qual a auto-organização surgia como novidade pós-ditadura.
Na década de 1990, a instituição entende que é necessário também trabalhar a terra conquistada e começa a desenvolver ações de assessoria técnica rural junto aos agricultores.
No início dos anos 2000 a convivência com o semiárido entra na pauta e vão surgindo os projetos de cisternas – até hoje já foram construídas mais de 18 mil -, de produção agroecológica e de socioeconomia solidária – atuação na qual a instituição é destaque, orientando famílias camponesas a melhorar sua qualidade de vida no meio rural cearense.
Fonte: Cetra

Nenhum comentário: