Quem sou eu

Minha foto
Agrônomo, com interesses em música e política

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Baile com Jeneci

Por Raphaelle Batista

Um dos nomes mais celebrados da chamada nova MPB, Marcelo Jeneci, 30, parece ser também um dos mais queridos do público de Fortaleza. A apresentação que ele faz hoje, no Baile de Luxo, é a terceira do paulista na Capital apenas este ano. “É o meu maior público. Quando eu chego a Fortaleza, me curo de qualquer mal. Se eu gravar algum ao vivo, com certeza, será aí”, diz ele, em entrevista por telefone, correspondendo ao carinho que começou a receber desde que aportou em palcos cearenses, em outubro do ano passado.


Antes disso, enquanto compunha a banda do cantor Arnaldo Antunes, integrava a Cidadão Instigado ou acompanhava o músico José Miguel Wisnik, a fama de Jeneci se limitava aos envolvidos no métier musical, que já o respeitavam também como compositor. Daí, a música Amado, interpretada por Vanessa da Mata, ser um de seus maiores sucessos antes do primeiro disco. Feito Pra Acabar, álbum lançado em 2010, foi o marco de sua carreira solo até agora, embora ele viva de música desde os 15 anos.

Trajetória
É esse trabalho cuja faixa inicial – Felicidade – foi premiada como a melhor música do ano passado no Prêmio Multishow e se tornou trilha de novela global, que recebeu cinco indicações ao VMB 2011 e foi considerado um dos melhores discos pela versão brasileira da revista Rolling Stone, que ele vai apresentar. Treze faixas românticas influenciadas pela batida rock and roll de Roberto e Erasmo Carlos na década de 1970 misturadas com um pouco do indie dos anos 2000. Referências tão distintas quanto complementares, que formam o caldeirão sonoro de Jeneci e da nova música brasileira.

Bate-pronto

O POVO- Com letras de músicas tão românticas, você se considera um romântico?
Marcelo Jeneci - Eu estou sempre me alimentando de paixões que venham de lugares diferentes, às vezes de uma amizade, um bate-papo mais profundo de um amigo, a presença mais constante da família, um novo livro, um novo quadro, uma nova mulher, uma nova promessa de felicidade. Isso tudo me alimenta e me faz caminhar em busca de algo. Eu sinto, sim, que eu sou um cara romântico e o disco tem essa característica de não ter nenhuma preocupação em rasgar o coração. Não é indie no sentido de ser indireto, aliás é tudo que eu não quero para mim, ser indireto. Eu quero chegar perto das pessoas. O Feito Pra Acabar vai no ponto. E eu acho que eu sou assim.

OP - Quando você pretende parar os shows deste disco para gravar o próximo disco?
Jeneci - Eu vou parar provavelmente em fevereiro do ano que vem. Eu vou finalizar em abril, para lançar em maio. Já tenho metade do disco em composições, a gente está pegando outras. É o segundo capítulo de uma história que começou no Feito pra Acabar. Eu estou tentando não ter aquela pressão de fazer uma coisa totalmente diferente, pelo contrário, é uma continuação. Acho que virá um segundo capítulo com uma memória desse primeiro disco.
 
Dica
Em Feito Pra Acabar, álbum lançado em 2010, Marcelo Jeneci conta com a parceria da amiga e cantora Laura Lavieri. Gravadora: Som Livre.
Preço médio: R$ 24,90.

Sucesso no Pré-Carnaval de Fortaleza, o bloco Luxo da Aldeia também está na festa

http://www.opovo.com.br/app/opovo/buchichoguia/2012/11/09/noticiabuchichoguiajornal,2950321/baile-com-jeneci.shtml

Nenhum comentário: