Quem sou eu

Minha foto
Agrônomo, com interesses em música e política

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

"os poetas são as antenas da raça"

Por Marcus Vinicius

Em outubro, no festival de arte da UFC, o cantor Falcão (o cearense) em pleno show na concha acústica pede 15 segundos de " vá se lascar": para o Congresso Nacional, José Dirceu, Elmano dentre outros menos votados. 
Os tais "15 segundos" é um quadro de um programa que o cantor apresenta na TV Ceará, a emissora pública do governo do estado. Vale ressaltar que aplausos e protestos foram registrados..
Por último, mas não menos importante, o governador e seu candidato a prefeito foram poupados pelo cantor. Neste caso, eu vi e ouvi.
"Em novembro, outro cantor, este mais "cult", produtor, guitarrista compositor, Fernando Catatau, em show recente no Dragão do Mar, deita falação sobre insegurança e violência em Fortaleza e reforçando a ideia de renovar e renovar. (vi num vídeo no You tube). Isso, no final de um show coletivo que, pasmem, lembrava as músicas de protesto de 1968.

O primeiro não deu buchicho nas redes e quejandos.


Já o segundo foi uma mar de citações nas redes que iam da insatisfação, frustração e até apoio. Intelectuais, fãs, dentre outros escreveram, e muito, nas redes sobre o depoimento do cantor. Muitos confessaram que não escutaram e nem virão o depoimento mas mesmo assim... em cima do que o colega falou...manifestaram-se.

É sempre difícil avaliar quando é a criatura (cidadão) ou o criador (artista) que fala.

Mas que falam, e deitam falação, de cima de um palco para um público que os admiram, isso fazem.

Acho que o Falcão (cidadão) em tempos idos, foi militante do PSB (me corrijam se não for verdade), portanto imagino que quem se manifestou no palco foi a criatura (Falcão).

No caso do Catatau, a criatura escreveu um texto onde diz "não sou um ser politizado, o que é um defeito meu, ao contrario de vários amigos.." Logo, imagino que quem deitou falação foi o criador.

2 comentários:

Dora disse...

criatura e criador, eu penso, é tudo uma coisa só. E tudo deviam parar de falar besteira em cima do palco.
Dora Moreira

marvioli disse...

Pois é Dora esse povo twm que entender.