Quem sou eu

Minha foto
Agrônomo, com interesses em música e política

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Capital pode ficar sem pré-carnaval

Foto: Marilia Camelo



Por Thiago Rocha


Conforme o mês de janeiro se aproxima, os fortalezenses já ficam ansiosos pelo início das festas realizadas pelos blocos de pré-carnaval em vários bairros de toda a Capital. Porém, os eventos estão ameaçados de não acontecer, em 2013, porque, até agora, a Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) não lançou o edital que contempla as agremiações com uma verba que é utilizada para cobrir os gastos dos festejos.

Desde 2007, o bloco Luxo da Aldeia faz parte do pré-carnaval de Fortaleza, no bairro Benfica. Para o próximo ano, o assessor de comunicação do evento, Roberto Félix, teme que os foliões sejam prejudicados. "Normalmente, em agosto ou setembro, a Prefeitura lança o edital, mas, neste ano, não aconteceu nada. Essa situação é tão grave como a do Réveillon, pois, em 2013, não haverá tempo para a licitação".

Félix explicou que todos os blocos pequenos necessitam do dinheiro que vem da Prefeitura. "Neste ano, por exemplo, fizemos quatro execuções públicas e outra no carnaval. Para tudo isso, temos que receber a verba para pagar o palco, sistema de som e os músicos", disse.

Agora, os integrantes do Luxo da Aldeia pensam em alternativas para realizar as festas, diz o assessor de comunicação. Uma das ideias é juntar dinheiro para que sejam feitas, pelo menos, duas apresentações no Benfica. A outra opção é uma parceria com uma casa de show, onde seria cobrada apenas a consumação.

Marcus Vinícius de Oliveira, diretor do bloco Concentra Mas Não Sai, que acontece na Praça do Ferreira, acredita que o edital é importante para todos os blocos de Fortaleza, pois, a grande maioria das 60 agremiações contempladas com a quantia são pequenas e precisam do dinheiro. "Vai ser difícil realizar o pré-carnaval sem essa verba".

No caso desse bloco, comentou Oliveira, será complicada a realização do evento porque a Prefeitura ajuda também na infraestrutura. "Recebemos cerca de 20 mil pessoas na Praça do Ferreira. Para fazer isso de graça só com apoio do poder público".

A assessoria de comunicação da Secultfor informou que esse é um assunto que deverá ser tratado pela próxima gestão e, por isso, não poderá ser pensado pela administração atual.

Segundo Eudoro Santana, nomeado por Roberto Cláudio para coordenar a equipe de transição, o prefeito eleito pediu para que os antigos editais do pré-carnaval fossem analisados, e a equipe chegou à conclusão de que é "humanamente impossível" realizar os festejos. Ele ressaltou que o edital deveria ter sido publicado em agosto. "Passamos essa questão ao departamento jurídico para ver o que será possível fazer a fim de que ninguém seja prejudicado", concluiu.
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1214184

Nenhum comentário: