Quem sou eu

Minha foto
Agrônomo, com interesses em música e política

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

O novo secretário

Magela Lima - foto de Sara Maia
Por Raphaelle Batista e Felipe Araújo

O jornalista Magela Lima é o novo secretário de cultura do Município. O anúncio foi feito ontem pelo prefeito eleito Roberto Claudio (PSB), durante a apresentação de seu secretariado, e pegou muita gente de surpresa. Desde o fim do processo eleitoral, vários nomes vinham sendo ventilados como prováveis titulares da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) a partir de janeiro. Entre eles, o de Karlo Kardoso, atual presidente municipal do PSB; e o da bailarina e coréografa Dora Andrade, diretora da Escola de Dança e Integração Social para Criança e Adolescente (Edisca).


Segundo o futuro secretário, seu nome não foi um plano B dentro das negociações para a composição da equipe de trabalho de Roberto Claudio. De acordo com Magela, que concedeu uma rápida entrevista exclusiva ao O POVO na manhã de ontem, ele foi o primeiro nome a ser consultado pelo futuro prefeito para assumir a Secultfor. O convite foi feito na semana passada e a secretaria teria sido a segunda a ser definida pelo prefeito eleito - o que mostra, segundo o novo secretário, que a cultura será uma área prioritária na próxima gestão.


“O prefeito me pediu que tratasse basicamente de duas prioridades. A primeira é cuidar de uma cidade alheia ao circuito cultural, aproximando os moradores das periferias do circuito de exposições, peças, shows, etc”, explicou. “A outra prioridade é não pensar pequeno. É trabalhar para que possamos colocar Fortaleza no mapa cultural do País. Tanto atraindo artistas e pensadores de relevância para a Cidade quanto projetando nossas produções”. Magela disse que não considera impossível atender a esses pedidos.

O novo secretário explicou que está conversando com a equipe de transição para saber de informações detalhadas sobre a atual situação da secretaria. Também evitou antecipar nomes que irão compor sua equipe de trabalho - e preferiu não detalhar quais serão suas prioridades e estratégias à frente da Secultfor. Magela disse que não acompanhou o processo de elaboração do programa de governo e que o detalhamento do trabalho vai se definir ao longo das conversas com o prefeito e com a equipe de transição.

No momento, o futuro titular da Secultfor não pensa em nenhuma grande interrupção em relação a projetos em andamento. Mas disse que quer transformar o Teatro São José em um importante lugar público de cultura na Cidade. A Casa da Fotografia é outro equipamento que, por orientação de Roberto Cláudio, ganhará atenção especial da nova secretaria de Cultura. 


Sobre o pagamento dos editais em atraso, Magela disse que isso é que mais lhe preocupa e que vai dar prioridade ao tema.

Nenhum comentário: