Quem sou eu

Minha foto
Agrônomo, com interesses em música e política

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Concentra mas não sai * Pré-Carnaval 2011 (3)


Matéria publicada no O POVO, dia 27 de janeiro de 2011, por Domitila Andrade


"O bloco tem 11 anos, três músicas e não possuia nenhum registro fonográfico. Por isso o autor dos versos do Bloco Concentra Mas Não Sai, Marcus Vale, decidiu reunir no CD Concentrando as canções que animam os foliões na Praça do Ferreira. O CD com quatro faixas, interpretadas por Eva Caldas e Renan do Vale, será lançado hoje, na Vila Camaleão, na Praia de Iracema.

A banda estará presente para dar uma palhinha do que virá a partir do primeiro sábado de fevereiro (dia 5). Outros blocos pré-carnavalescos, como o Camaleões do Vila, Seuzaroldo e Luxo da Aldeia, já fizeram a festa nas quintas-feiras da Vila no projeto que é uma prévia do Pré-Carnaval. “Aproveitamos que esta quinta somos nós e vamos lançar o CD”, disse o agrônomo presidente do Concentra, Marcus Vinícius.

No CD, o hino do bloco, em duas versões – cantada e instrumental –, a música O Negócio é Concentrar e a inédita Menina do Concentra passam em suas letras um pouco do espírito do bloco, que começou de uma reunião de amigos que queriam curtir marchinhas e frevos, mas sentados e bebendo uma cervejinha, sem desfilar. “A gente sonha muito com a festança/ mas na hora do desfile a gente cansa/ A gente ameaça mas não sai”, explica os versos do Hino.
Foto de Lia de Paula

E para tirar a dúvida do repertório do bloco, Marcus Vale diz aos desavisados em versos: “Cante Noel, Luiz Assunção, Fausto, Capiba, um frevo-canção”, fazendo referências a nomes da música cearense, de sambas antigos e de frevos pernambucanos. O autor é taxativo: “A gente acaba sendo bastante didático, mostrando aos jovens que as marchinhas são bonitinhas e que não precisa colocar nada de má qualidade. Axé no Concentra é coisa proibida”.

Dia 5 de fevereiro o Concentra começa o sexto ano de Pré-Carnaval na Praça do Ferreira. E o que começou pequeno, no bairro Papicu, reúne milhares de pessoas de todas as faixas etárias. “Eu acho que o povo de Fortaleza é carente de coisas de qualidade e gratuitas. Os blocos são todos gratuitos e para o Concentra, os pais começaram a levar, os filhos e a turma acaba conhecendo as músicas antigas e revitalizando a praça”, explica o presidente sobre o sucesso de público do Bloco.

A expectativa para 2011, é mais um vez lotar a Praça. “Todo ano a gente pensa: ‘Iiih! Esse ano não vai ninguém’. Aí a gente chega e tem 15 mil pessoas, é até difícil de andar”, conta Marcus."

SERVIÇO

LANÇAMENTO DO CD CONCENTRANDO
4 faixas
Quando: hoje, a partir das 20h
Onde: Vila Camaleão (avenida Monsenhor Tabosa, 381/ casa 3 – Praia de Iracema)
Informações pelos telefones 3219 3539 / 8705 2601

Domitila Andrade
domitilaandrade@opovo.com.br

Um comentário:

Vólia disse...

Achei muito legal a homenagem do Marcus Vale ao bloco Concentra mas não sai, gravando um CD com três músicas, de sua autoria, sobre o bloco.
O disco está muito bom, bem gravado e com bons arranjos.
O Concentra já tem uma 4ª música em sua homenagem, essa é de autoria de outro integrante do bloco, o Renato Ribeiro.
Gostei da festa ontem no Camaleão, que juntou uma animada "galera", de vinte a sessenta anos.
Vólia - foliã do Concentra