Quem sou eu

Minha foto
Agrônomo, com interesses em música e política

sábado, 29 de janeiro de 2011

Concentra mas não sai * Pré-Carnaval 2011 (5)

Matéria de Pedro Rocha no O POVo de hoje 29/01/2011, caderno Vida e Arte


Banco de Dados - O POVO

A história do maior bloco de Pré-Carnaval de Fortaleza ilustra bem como a folia de véspera cresceu nos últimos anos. O grupo de amigos que se reuniam em uma praça do bairro Papicu sob a alcunha e o pretexto de um bloco que prefere a inércia ao movimento, hoje reúne cerca de 20 mil pessoas na praça mais representativa da Capital. “Hoje o Concentra é um bloco da cidade de Fortaleza”, conclui Marcus Vinícius, 54, agrônomo e um dos fundadores do bloco.

Depois de dois anos no bairro residencial, mais uma passagem de três anos pela Praia de Iracema, no Mercado dos Pinhões, quando o bloco aumentou seu público em progressão geométrica, o Concentra Mas Não Sai chegou à Praça do Ferreira. As noites solitárias dos sábados no Centro, desde então, e já se vão quatro anos, transformaram-se na maior festa popular nos meses que antecedem o Carnaval.

“Muita gente jovem, que conhecia o Iguatemi mas não conhecia a Praça do Ferreira, começou a conhecer a praça. Você tem muita gente dos bairros vindo também. Então, deu uma nova dinâmica a partir do momento que a gente foi pra lá”, fala Marcus. O carnavalesco ressalta a movimentação no Centro em comparação a outros polos de blocos de Pré-Carnaval, como o Benfica e a Praia de Iracema, desde há muito redutos de boemia.

O primeiro, que já abrigou o saudoso Quem é de Bem Fica, hoje recebe na rua Padre Francisco Pinto, em frente ao tradicional Bar do Chaguinha, um dos mais originais blocos de Pré-Carnaval da cidade. O Luxo da Aldeia há quatro anos traz para o bairro um público fiel ao seu repertório, todo formado por composições carnavalescas de cearenses como Petrúcio Maia e Fausto Nilo.

“A gente escolheu o Benfica primeiro pelo caráter cultural do bairro, segundo porque todo mundo que faz parte do bloco tem uma relação com o bairro. Eu morei lá 13 anos, depois continuei fazendo faculdade, estudando no conservatório, comecei a frequentar os bares”, fala Mateus Perdigão, músico e um dos fundadores.

Já na Praia de Iracema, um dos principais pontos turísticos e culturais da Cidade, concentra hoje quase duas dezenas de blocos, numa profusão de agremiações que tem o Aterrinho como o ponto de encontro dos foliões. Mas nem sempre foi assim, conta Waldemir Lima, 71. “A gente achava a Praia de Iracema muito monótona, sem alegria”, lembra o fundador do bloco Cheiro, o terceiro mais antigo do Pré-Carnaval da cidade.

Criado há 18 anos, o bloco transforma todos os anos a rotina dos moradores das ruas próximas ao cruzamento da João Cordeiro com Padre Justino, de onde o bloco sai a partir do primeiro sábado após o Réveillon, encerrando as atividades, como este ano, apenas no sábado de cinzas. “É animação total”, garante Waldemir.

CACHORRA!

Tchau, Benfica!
Criado em 1997, a bateria Unidos da Cachorra esquenta os tamborins este fim de semana e solta o gogó no cortejo de hoje, na Praia de Iracema, integrando o bloco De Quem é Esse Jegue?. Às sextas, o bloco deixa a Marechal Deodoro, no Benfica, e passa este ano a se apresentar na Praça do Ferreira.

CHEIRO DE FESTA

Pioneiro da folia
O bloco é um dos mais longevos do Pré-Carnaval e, sem dúvida, o mais assíduo. Desde o dia 1º de janeiro, o Cheiro ganhou as ruas da Praia de Iracema e só dá cabo dos festejos no sábado posterior à quarta-feira de cinzas.

CRIANÇADA

Festa em família
Saindo da rua Antônio Augusto, 373, na Praia de Iracema, às 18 horas, o bloco Amantes de Iracema é animação garantida com toda a família.

Pedro Rocha
pedrorocha@opovo.com.br

Nenhum comentário: