Quem sou eu

Minha foto
Agrônomo, com interesses em música e política

domingo, 9 de janeiro de 2011

O Cheiro da Praia de Iracema * Pré-Carnaval 2011

O último dos presidentes do Regime Militar, vulgo ditadura, o General João Baptista de Oliveira Figueiredo, dentre outras afirmou que "Prefiro cheiro de cavalo do que cheiro de povo." Naquele tempo não se podia dar opiniões sobre o cheiro dos generais mas o general presidente podia opinar sobre o povo e o fez.

Mas em tempos de democracia e de pré-carnaval em Fortaleza, vou falar de outro cheiro, o Bloco de Pré-Carnaval Cheiro. Há 18 anos animando a Praia de Iracema, com uma bateria de 80 batuqueiros e um repertório de clássicos dos sambas de enredo, o Cheiro sairá todos os sábados de Janeiro e Fevereiro (ontem foi a segunda apresentação) e ainda promete uma apresentação para o sábado posterior ao carnaval.

Um dos destaques do Cheiro é seu público. Composto basicamente por moradores da Praia de Iracema, amantes do bloco e do pré-carnaval, poucos turistas e raríssimos(as) representantes da "juventude doirada" de Fortaleza. É um bloco tradicional.
Foto de Edimar Soares

A camisa do bloco custa R$ 10,00 (dez reais) e pode ser comprada na concentração. É bom lembrar que os blocos de pré-carnaval não tem cordas, a pipoca que existe é aquela feita de milho que pode ser comprada no percurso. Portanto qualquer pessoa pode participar da festa, mas convenhamos vestir a camisa do bloco é fundamental.

A concentração é na rua Padre Justino quase esquina com João Cordeiro a partir das 19 horas. O percurso se inicia pela Padre Justino, dobra a direita na rua Ararius, atravessa a Av Historiador Raimundo Giraão indo até ao Largo Luis Assunção na beira da praia. De lá retorna pela Ararius e novamente Padre Justino. (são míseros 1200 metros de ida e volta segundo o Google Earth.). Animação é o que não falta no Cheiro.

Nenhum comentário: