Quem sou eu

Minha foto
Agrônomo, com interesses em música e política

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

E o Pré virou Carnaval

Por Julia Lopes

Prepare-se para o corso. Novas alas e integrantes desfilam nesse que é o Carnaval de Fortaleza. Não as prévias, não um ensaio, mas a festa. Do mesmo jeito que ela acontece há anos de perder na memória, e também mexendo e brincando com as expectativas: somos em maior número. Iniciativas semeadas há algum tempo começam a mostrar seus efeitos. O bloco Sanatório Geral, na rua há quatro anos, meio que por acaso, estimula um outro bloco, o Luxo da Aldeia, a ficar.
E também ritmistas, que no Pré formam aquele mar de gente dos blocos, engrossam a correnteza das escolas de samba que desfilam na Domingos Olímpio, na terça-feira. “Eu estava com tudo pronto para ir para o Rio de Janeiro, e, por um problema de saúde, tive que ficar. Mas agora estou adorando porque vou tocar na Escola Unidos do Acaracuzinho”, contou Silvio Queiroz, gerente de uma empresa local. Com o tema do cangaço este ano, a Escola fez fantasias de Lampião para os homens e Maria Bonita para as mulheres.
Ritmista do bloco Unidos da Cachorra, Silvio foi convidado semana passada, mas já está afinado com o samba enredo da Escola em que é visitante. Chico do Cavaco, integrante do bloco no Pré, também diretor de harmonia da Acaracuzinho, fez um ensaio improvisado e funcionou. “Teve um sábado que o bloco estava na rua, aí a gente ensaiou, o pessoal da harmonia da Cachorra já tinha ensaiado com ele e fez. Como a gente já tinha feito a música, já sabia como funcionava”.
Silvio não é o único integrante da Cachorra: “O pessoal que sai na bateria vai dar um reforço para a gente”, contou Chico do Cavaco. Katharina Santiago é uma das ritmistas que fica. Com ela, tem mais outros. “Nós formamos o bloco Unidos Dos Que Não Foram. A maioria do pessoal que está no grupo é da bateria, cada um teve seus motivos para ficar e como a gente gosta muito de samba resolveu combinar uma batucada, provavelmente na Marechal Deodoro”.
O samba está marcado para o domingo, final da manhã começo da tarde, onde a Cachorra costumava se apresentar. No mesmo dia, acontece o primeiro desfile do Sanatório Geral. O mais experiente deles, o Sanatório sai faz quatro anos, com duas características muito marcantes: as letras autorais das marchinhas e a ampla adesão ao costume das fantasias. “Já está todo mundo fazendo fantasia. E num dado momento sobem as crianças e os adultos fantasiados para brincar com a música, por exemplo”, comentou Arthur Costa, um dos organizadores.
Para ele, como bloco, muito mais interessante é o desfile durante o Carnaval, dado que os benefícios são mais atraentes e a logística é toda facilitada: “Ao invés de passar um mês, fora os ensaios anteriores, comprometido, melhor se concentrar e desfilar em dois dias, até o palco é mais fácil, porque a gente só paga uma vez. E os serviços são melhores, ao invés de atender a 60 blocos, a Polícia, por exemplo, atende só um”. O Sanatório é alegria certeira no domingo e na terça de Carnaval, a partir das 10 horas da manhã. A folia deles, nesse 2012, é intercalada com outra – o Luxo da Aldeia.
“A gente já estava querendo ficar e tocar aqui. O problema era a banda: alguns queriam ficar, outros queriam viajar. Esse ano deu certo todo mundo de ficar o Carnaval, e a gente acabou resolvendo fazer”, conta Mateus Perdigão, um dos músicos da banda do Luxo da Aldeia. Conhecidos pelo repertório todo feito em cima de autores cearenses, o Luxo levou uma pequena multidão para o Benfica nas sextas do Pré. A promessa é de festa animada também no Carnaval.
“A estrutura vai ser na rua, no mesmo canto do Pré. Vai ter palco, como a gente faz, não tem como desfilar por conta dos instrumentos”, detalhou Mateus. E o horário é que muda: das 14 às 18 horas. De resto, mesmo, fica aquela alegria pela festa que já começa, pelo encantamento dos dias de folia e um nervosinho pela novidade. “A gente está meio sem saber como vai ser, é a primeira experiência do Carnaval”. Quem fica ajuda a ser a melhor possível.
SERVIÇO
  • Bloco Luxo da Aldeia. Quando: sábado e segunda, das 14h às 18h. Onde: Rua Padre Francisco Pinto, 144 - Benfica (a rua do Bar do Chaguinha, próximo à Praça da Gentilândia)
  • Bloco Sanatório Geral. Quando: domingo e terça das 10h às 15h. Onde: Pracinha da Gentilândia (entre as ruas Paulino Nogueira e João Gentil - Benfica) 

Nenhum comentário: