Quem sou eu

Minha foto
Agrônomo, com interesses em música e política

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

O pessoal do Ceará

Por Maria Caram (do blog Vim pra dançar)


Abro esse blog com meia exceção. Digo meia porque assim como esse post, todos os demais serão baseados só na emoção, sem pretensão nenhuma de crítica musical séria. E considero exceção porque esse texto não vai falar de uma banda ou artista com trabalho musical próprio.
Na ressaca de carnaval, com o coração batendo no ritmo do surdo ainda, inauguro esse blog falando de um bloco carnavalesco.
Blocos e escolas de samba são paixão pura. Você não escolhe por ter a melhor técnica, a melhor fantasia, é o balacobaco que deixa o coração aos pulos quem te faz dizer "Esse é o meu cordão". Conheci o Luxo da Aldeia em 2008, numa atividade de trabalho. De lá pra cá, todos os anos meu pré carnaval passa pelo Bar do Chaguinha e, em 2012, o carnaval também passou por lá.
Os meninos, que tem um instrumental bacana pouco ajudado pelo sistema de som (cada vez mais ineficiente dado o crescimento do bloco), só tocam músicas de compositores cearenses. Fazem ótimas versões e valorizam compositores grandes, como Fausto Nilo, Fagner e Ednardo sem esquecer o humor e a pilhéria típica do cearense muito bem representados por Falcão e Rossicléia.
A cada ano, o bloco enche mais e o repertório ganha novidades. Num dos momentos mais bonitos do pré carnaval desse ano, Fausto Nilo subiu ao palco e cantou "Chão da Praça".
O Luxo consegue fazer uma festa família, ao mesmo tempo animada e tranquila, e trazer uma aura de boêmia um dos bairros que sempre misturou boêmia e tradição: o Benfica.

Valoriza o Ceará e tem contribuído consideravelmente com a idéia de "amor por Fortaleza", que tem crescido por aqui. Duas atitudes tão raras já mereceriam meu respeito. Mas a simpatia, a alegria, a simplicidade dos membros da banda (e das pessoas que apaixonadamente compõem o bloco com camisas e estandartes) faz meu coração bater mais forte todas as vezes em que a flauta transversa começa a tocar na introdução de Terral.
Aprendi no Luxo que não importa onde eu nasci ou onde estou morando, "eu sou a nata do lixo, sou o luxo da aldeia, sou do Ceará"
Que venha 11 de janeiro do ano que vem pra festa recomeçar
http://vimpradancar.blogspot.com/2012/02/o-pessoal-do-ceara.html

Nenhum comentário: