Quem sou eu

Minha foto
Agrônomo, com interesses em música e política

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Lincoln e o passarinho

Por Marcus Vinicius

Depois de cutucado, o passarinho que me falou sobre o filme Lincoln (ver post de ontem http://diumtudo-marvioli.blogspot.com.br/2013/01/lincoln-emenda-e-ap-470.html ) complementa a análise..


" O tema de maior interesse do filme é a complexidade da Política com P maiúsculo, ilustrando:
  • a dinâmica das negociações e a diferença entre o que ocorre nos bastidores e aos olhos do público - sem moralismo.
  • a dificuldade de mudar o status quo num regime democrático.
  • os dilemas decisórios enfrentados pelo líder político. Dilemas estratégicos (ex: "melhor momento para apresentar o projeto de lei") e dilemas ético/morais ("quais meios empregar para assegurar o número de votos necessário").
  • as sutilezas do processo de convencimento de seres humanos por outros seres humanos, navegando entre as dicotomias razão x emoção; interesse x convicção; coragem x conservadorismo; medo x ousadia, etc.
"Lincoln" pode gerar ótimas discussões sobre as teorias da política desde Maquiavel.
Diferença entre Política Ideal e Política Real.
Qual é o "limite da irresponsabilidade"?
Também ótimas discussões sobre as dificuldades, a beleza e os limites da democracia, um jogo intrinsecamente humano e necessariamente "impuro", "imperfeito" e "sujo". É preciso entender o que significam estas palavras e isto não é óbvio. 

Questão de fundo: é possível melhorar o sistema? Como?

Idem sobre o sentido de "fidelidade partidária" e, mais importante, sobre os mecanismos fundamentais da política em geral e da democracia em particular: o acordo; a concessão; a negociação.
Exemplo: a difícil e histórica negociação do líder (Lincoln) com a ala "radical" do seu partido; o abandono do "ideal" pelo "possível"; o apoio do político "radical" (entre aspas porque radical tem diferentes significados em diferentes contextos) a posições "moderadas" antes inaceitáveis.

Não foram poucos os desvios de conduta da turma do presidente. Lincoln deveria ter sido processado? Sua imagem de herói deve ser revista (deveria ele ser impedido depois de morto)?
Ou seria Lincoln um herói maquiavélico, condenado pelos meios, mas absolvido pelos fins? Estas não são apenas questões morais. Respeitam também ao significado de Estado de Direito e suas instituições.
Ao cabo e ao fim, o filme é simpático ao protagonista, condescendente e solidário com suas escolhas difíceis, talvez porque a força da causa (incontestável nos dias correntes), do mito (e do morto) domine outras considerações.
Maquiavelismo seletivo?
Para além do caso específico, a mensagem bem poderia ser: 
a (sempre odiada) política é uma merda, mas, às vezes, funciona."

assinado: Passarinho

Serviço:
A emenda 13 que aboliu a escravidão nos EUA:

"Emenda XIII
'Seção 1'
Não haverá, nos Estados Unidos ou em qualquer lugar sujeito a sua jurisdição, nem escravidão, nem trabalhos forçados, salvo como punição de um crime pelo qual o réu tenha sido devidamente condenado.
'Seção 2'
O Congresso terá competência para fazer executar este artigo por meio das leis necessárias"

Um comentário:

Vólia disse...

já vi que o filme é polêmico e dá um bom debate. Vamos assistir!
Vólia.