Quem sou eu

Minha foto
Agrônomo, com interesses em música e política

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Roteiro de uma viagem que não acaba

Por Marcos Sampaio

Foto da Exposição de Iana Soares
Se é verdade que há males quem vêm para o bem, a fotojornalista Iana Soares, editora-adjunta do núcleo de Imagem do O POVO, resolveu levar esta lição a sério. Apaixonada e viciada pelo ofício de registrar imagens, ela se viu num dilema com a proximidade das últimas férias. Com sua máquina fotográfica quebrada, ela tinha que escolher entre uma viagem ou um novo equipamento. Optando pela primeira, ela se viu com um novo problema quando teve seu telefone celular (que também tira fotos) roubado nas proximidades do Centro Dragão do Mar, faltando apenas duas semanas para embarcar. Nem a fotos de celular ela teria.

A situação começou a desanuviar quando ela ganhou do pai um novo aparelho celular, inclusive com uma lente fotográfica melhor que a anterior. E foi com esse novo equipamento que ela se embrenhou pelas ruas de Buenos Aires, na Argentina, e Montevidéu, Uruguai, conversando com pessoas, fotografando o cotidiano e registrando o máximo que podia ao longo de 32 dias de andanças. O resultado foram mais de 500 imagens. Percebendo que havia ali algo que ia além da intimidade, Iana selecionou o material que compõe a exposição Entre orillas (Entre margens), em cartaz no restaurante Dona Chica.

“A exposição passa por muitas coisas, como a forma como guardamos nossos afetos. E a fotografia é uma boa forma de guardá-los”, explica Iana, que teve a seu favor o prazer de falar espanhol e a prática em contar histórias. Entre os personagens que ela conheceu está Miguel Ángel. “O pior da Argentina são os argentinos”, disse o teólogo, advogado, professor de história, especialista em trânsito urbano e dono de banca de revistas. Foi dele a primeira foto da viagem e ainda rendeu um retorno, para que posasse recebendo a própria foto.

“Foi interessante perceber o sentimento de América Latina. Também é curioso perceber a imagem que o Brasil tem dos vizinhos. Como o País está na moda, é como se aqui não tivesse mais problema”, acrescenta a fotógrafa, que buscou retratar esses sentimentos nas imagens selecionadas para a exposição. “Essa não é uma exposição acabada. A imagem não termina, é um contínuo maior. São as sensações que me provocaram e que, agora, eu tô contando”.

Serviço

Entre orillas
O quê: exposição de Iana Soares
Dia: em cartaz até o dia 31 de janeiro, de segunda a sábado das 11h30 às 14h30 e de 17 horas à meia-noite
Onde: restaurante Dona Chica (avenida da Universidade, 2475 – Benfica)
Entrada franca
Outras informações: 3454 1182

Nenhum comentário: