Quem sou eu

Minha foto
Agrônomo, com interesses em música e política

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Por que sou a nata do lixo

Raquel Chaves
Por Raquel Chaves

Após um plantão emoldurado por uma enxaqueca de três dias, resolvi enfrentar a noite do último sábado. Sorte minha, que (re)vi sorrisos amigos, abracei, cantei e esqueci-me do cansaço e de qualquer dor que se atrevesse a não partir. Anoiteci saltitante ao sabor das canções de Lauro, Fausto, Ednardo, Petrúcio, Evaldo, Luís e outros bons. Ainda não era o Pré-Carnaval e a festa era privada – para apurar recursos e começar a ganhar a rua nos dias que virão.

A música, a alegria, a festa, as cores e a dor de cabeça esquecida me reportaram a cinco anos atrás, quando recebi um email de um amigo bastante querido. Ele desejava apoio de qualquer sorte na divulgação de um projeto que ainda germinava. Desde outubro de 2007, os meninos do Luxo, novinhos ainda (como até hoje o são), semeavam a alegria e o orgulho de ser cearenses. Queriam cantar isso para mais gente ouvir. E mais. E mais. “O bloco Luxo da Aldeia é formado basicamente por universitários, estudantes de música e foliões que pensam em valorizar a música cearense e aumentar o vínculo desta com a população local, buscando intervir diretamente na construção da nossa cultura”. Assim, o projeto começava a delinear a que se pretendia.

Os meninos do Luxo explicavam que homenageariam, em verso e prosa, compositores cearenses e os que fizeram sua carreira artística no Ceará. E queriam, também, carnavalear. “O nome do bloco é inspirado na música Terral, de Ednardo, que tem os seguintes versos: eu sou a nata do lixo/ sou do luxo da aldeia/ sou do Ceará” – detalhava o projeto do bloco. A canção não era nova. O desejo de espraiar-se, sim. Os mesmos versos, desde o Pré-Carnaval de 2008, erguem cada vez mais pés e ecoam em um sem-número de vozes cearenses, orgulhosas de si.

Porque hoje é sexta-feira e primeiro dia de Luxo da Aldeia na rua, eu queria mesmo era despencar, despencar, despencar. Mas quando conseguir pisar o Benfica, a multidão já não terá mais o palco colorido à frente e terá se aquietado um tanto. De todo modo, meu bairro e Fortaleza ficam mais alegres depois que o Luxo canta.

PS: Obrigada por aquele email de 27 de dezembro de 2007, querido MM. Bom demais ver de perto que tudo deu certo e receber a energia de vê-los pulando em qualquer palco, (en)cantando o Ceará de todos nós.

Nenhum comentário: