Quem sou eu

Minha foto
Agrônomo, com interesses em música e política

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Editais e mudanças em 2014

Por Ana Mary C. Cavalcante

“A primeira grande mudança da Prefeitura é essa compreensão de que não vão ser mais dois eventos, serão um evento só”, planeja o secretário de Cultura de Fortaleza, Magela Lima, para o Carnaval de 2014. O secretário quer aproveitar a elaboração do Plano Plurianual de Fortaleza, este ano, para incluir o apoio financeiro ao Pré-Carnaval e ao Carnaval oficial em uma única rubrica orçamentária.

“Se eu conseguir liberar todo o dinheiro em um período só, consigo que o Carnaval seja melhor porque vai ter um tempo maior de utilização do recurso”, credita Magela. Os recursos que, comumente, são liberados a uma ou duas semanas da festa seriam disponibilizados até um mês antes, exemplifica o gestor. E os valores seriam calculados de acordo com o número de apresentações (dias de saída): “Um bloco que deseja fazer seis saídas: faz quatro no (período do) Pré e duas no Carnaval. Vai ganhar diferente de quem quer sair só as do Pré”.

Ao transformar os dois editais – de apoio ao Pré e ao Carnaval, hoje, distintos – em um, o secretário de Cultura intenciona ainda criar a categoria “blocos de primeira saída”: grupos que não tenham a obrigação de desfilar mais de uma vez.

Magela Lima considera a política de editais “um instrumento absolutamente democrático e importante”. E deve mantê-la, mas com alterações, reforça: “Tem que está sendo, constantemente, avaliado. Os editais, como estão hoje, são muito nefastos porque criam um ambiente de competição além do necessário. É um clima de guerra absurdo para se inserir dentro do edital”. 

http://www.opovo.com.br/app/opovo/vidaearte/2013/02/02/noticiasjornalvidaearte,2999090/editais-e-mudancas-em-2014.shtml

Nenhum comentário: