Quem sou eu

Minha foto
Agrônomo, com interesses em música e política

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

O bloco dos contra e a turma a favor

Por Ana Mary C. Cavalcante
As mudanças para o Carnaval de 2014, já anunciadas e em planejamento pela nova gestão cultural do município, desafiam carnavalescos e produtores culturais a pensar e repensar o Carnaval que se tem e aquele que se quer. “A gente tem que se relacionar com as agremiações de forma mais antecipada. Imagino que, juntando as duas coisas, Pré e Carnaval, consiga ver o que funciona em um e em outro e fazer essa ponte”, propõe o secretário Magela Lima.

A turma a favor da fusão dos editais acredita que nenhuma das festas terá prejuízo, porque “cada qual tem sua especificidade” – concordam carnavalescos ouvidos pelo O POVO. E, com a união, deve-se ganhar mais tempo de Carnaval e uma “diversificação de ritmos”, concorda o produtor cultural Dilson Pinheiro. “O Réveillon poderia ser um marco: o Carnaval de Fortaleza começaria no primeiro minuto do ano e iria até a data oficial”, sugere.

Já o bloco dos contra questiona a própria política de editais. “Dependendo da banca, pode ser favorável para um e não para outros. Por que não ter uma entidade séria, que receba esse recurso (e faça o repasse), como no Rio de Janeiro? A Prefeitura não é para gerir Carnaval”, avalia Francisco José, presidente do Maracatu Rei de Paus.

Para ele, também a união entre Pré e Carnaval “não funciona”: “Não se pode juntar uma situação que são coisas distintas. O Pré são pessoas que estão naquele momento. E, no Carnaval, vão para Guaramiranga, para o sítio... Têm outro pensamento de Carnaval”.
Raimundo Praxedes, presidente do maracatu Nação Baobá, pede cautela nas mudanças: “Tem que repensar porque pode ser um estouro ou um ato negativo, uma divisão de público. Esse Carnaval da Praia de Iracema (shows) prejudica o da (avenida) Domingos Olímpio. Quando dá 11 horas (noite), começa a esvaziar (a avenida)”. Por outro lado, Praxedes reconhece os editais como “o ponto (de apoio financeiro) mais forte que o maracatu encontra”. 


http://www.opovo.com.br/app/opovo/vidaearte/2013/02/02/noticiasjornalvidaearte,2999998/o-bloco-dos-contra-e-a-turma-a-favor.shtml

Nenhum comentário: