Quem sou eu

Minha foto
Agrônomo, com interesses em música e política

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Os Buarque de Holanda em 2010


Se eu soubesse, pudesse e se meu dinheiro desse, escreveria a história de Dona  Maria Amélia Cesário Alvim Buarque de Hollanda. Ninguém é esposa, mãe, sogra, avó, bisavó de um monte de gente famosa impunemente. Mas, Dona Amélia, como todos(as) nós não se resume ao aspecto reprodutivo e familiar. Existe a Amélia protagonista, a pintora, a pianista. E tem mais. Nada de Morais, Castro ou Lira para a empreitada.
E, já tenho até um nome para o livro "A Imperatriz dos Buarque".
Dona Maria Amélia faleceu aos 4 de maio de 2010 aos 100 anos de idade.


O Chico Buarque foi o vencedor do  8º Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa. Recebeu também o Prêmio Jabuti 2010 de melhor livro de ficção do ano por "Leite derramado". o mais prestigiado prêmio literário do Brasil. Uns "naldos" andaram esperneando, pura inveja. Valeu Chico.



Outra Buarque de Holanda, Ana, acaba de ser nomeada por Dilma Rousseff, para o Ministério da Cultura. Cantora, Compositora, atriz, militante política, foi diretora do Centro de Música da Funarte (Fundação Nacional de Artes), sendo responsável pela retomada de projetos como a Bienal de Música Contemporânea e o Projeto Pixinguinha.

Ana de Holanda por Alex Solnik
"Qualidades não lhe faltam. É profundamente ética. Jamais, mas jamais mesmo usou o nome do irmão para qualquer coisa. Jamais. Aliás, uma das grandes injustiças que já vejo em alguns sites é chamá-la de "irmã de Chico Buarque". Claro que ela é irmã, mas é sobretudo uma pessoa com ideias próprias, muito culta, honesta sob todos os pontos de vista, ideologicamente definida, profunda amante da cultura brasileira, e tem mais: dona de um sorriso que certamente vai abalar Brasilia."

Outra Buarque. Esta é Cristina. Merece um estudo aprofundado sobre sua contribuição ao samba, seja como cantora, pesquisadora ou como "bauzeira" da pesada como agradece Tuco no encarte do seu CD. Cristina em 2010, se não foi a responsável, foi a "anima" de dois excelentes discos em 2010. O "Terreiro Grande & Cristina Buarque cantam Candeia" e "Tuco & Batalhão de Sambistas - ao vivo".

Isso em 2010, pois se fosse falar dos discos com Banda Glória, Cristina e Henrique Cazes, com a música de Wilson Batista, Mauro Duarte, Terreiro Grande.....íamos longe.

E, não sei se por opção religiosa, não se diz madrinha de ninguém. Esta lá no seu cantinho, mexendo na panela, servindo o pessoal, na cozinha. Agora arrebenta quando vem pra sala e se torna mestra.
Na sua última visita à Fortaleza, trazida pelo Felipe Araújo, Cristina fez um show memorável





Nenhum comentário: