Quem sou eu

Minha foto
Agrônomo, com interesses em música e política

terça-feira, 1 de março de 2011

Voltei - de Baden Powel e Paulo César Pinheiro

O Diumtudo "está com tudo e não está prosa". 
Estreia de mais um colaborador, Alfredo Pessoa de Oliveira. 
Professor, Músico, violonista do Grupo Academia.
O grupo está terminando de gravar um disco e teve participação numa das faixas do disco em homenagem a Evaldo Gouveia, O Trovador, produzido pela Prefeitura de Fortaleza.
A proposta é: semanalmente uma música cifrada e se possível um leriado sobre ela.
A primeira é Voltei de Baden Powel e Paulo César Pinheiro.


"Baden tinha acabado de chegar de Paris e convidou o Paulo César Pinheiro e outros amigos pra tocar e ver o sol nascer. Neste dia PC levou seu cunhado, de 17 anos, para que Baden o conhecesse, era Rafael Rabelo. O professor de Violão do Baden, o Meira (Jaime Florence), também estava presente. Então ficaram os três dedilhando a música enquanto PC fazia letra para que mais tarde, quase ao amanhecer, a Divina Elizeth, cantasse. Guinga, também na roda, não arriscou tirar a viola do saco. Ao ouvir Rafael, Baden ficou encantado com a técnica e o virtuosismo do jovem.
(Extraído do livro Paulo César Pinheiro, Ed Leya, 2010, capítulo A Volta e
Voltei) 



Detalhe: o tom da Elizeth é la menor, mas o tom do Baden é mi menor, por isso cifrei em mi menor.



Voltei (Paulo César Pinheiro/Baden Powell)
Intérprete: Elizeth Cardoso             

Em9       F#m5-/7                         B7                Em9         C7/9 
Voltei                     A lembrança pedia pra eu voltar 
F#m5-/7     B7                 Em9 
A saudade mandava me chamar 
C#m5-/7          F#7/13            B7                    B7/A 
E quando bate a saudade eu retorno de onde estiver 
Em9       F#m5-/7                            B7        Em9    C7/9 
Voltei                     Hoje é dia de eu me desabafar 
F#m5-/7            B7           Em9 
Hoje a noite foi feita pra cantar 
C#m5-/7              F#7/13  B7                                   B7/A 
Pois é, vamos rememorar a beleza de um samba qualquer 

Bm5-/7        E7       Bm5-/7        E7         Bm5-/7 
É, quanto tempo já passou, Quanta vida já correu 
     (E7 F#m7 Gº E/G#)  Am9 
Quanta mágoa já             rolou, rolou, mulher 
C#m5-/7    F#7/13   C#m5-/7          F#7/13     C#m5-/7 
É, quanto vento já soprou, quanto orvalho já desceu, 
          F#7/C#                   B7                 B7/A 
Mas voltei pros braços teus, se Deus quiser, 

Em9       F#m5-/7                           B7            Em9        C7/9  
Voltei,                     Hoje a lua não vai me abandonar, não
F#m5-/7          B7              Em9    E7/G#
Hoje a rua vai ter que se enfeitar 
Am7                        Bbº           Em7/B                             C9       
Quero ouvir meu portão bater, quero ver minha casa encher,  
F#m5-/7                B7     Bm5-/7  E7(b13)  E7 
Como a tempos já não se faz 
C#º                                 Bbº        Em7/B                            C9           
Quero um copo, que eu vou beber, e quando o dia amanhecer, 
F#m5-/7             B7        Em9 
Eu quero adormecer em paz 

4 comentários:

Alan de Morais disse...

Muito legal...além de informação, somos presenteados com as cifras

Valeu Marcus...valeu Alfredo

Alan

Rogério disse...

Taquipariu!
A Divina, o Raphael, o PC, o Baden, o Guinga.

Tudo o que eu mais gosto numa lapada só!

Seja bem vindo, Alfredo!

Bela "contratação", Marcus!

Anônimo disse...

Só uma pequena observação: No trecho "É, quanto tempo já passou, Quanta vida já morreu", a palavra certa é "correu".. Só isso! Parabens pela postagem! Essa canção é uma pérola..

marvioli disse...

Correção feita.